Carro com cigarro paraguaio capota durante perseguição da Receita Federal em estrada de terra a 20 quilômetros da fronteira| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo/Arquivo

A série de reportagens “Império das Cinzas”, da Gazeta do Povo, é finalista da sexta edição do Global Shining Light Award, prêmio internacional criado para consagrar o jornalismo investigativo produzido em países em desenvolvimento. O material, elaborado pelos jornalistas Mauri König, Diego Antonelli e Albari Rosa, foi publicado em março de 2014.

CARREGANDO :)

A nomeação foi divulgada em 8 de setembro. A série vai disputar o prêmio, a ser entregue em 10 de outubro durante a 9.ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo, em Lillehammer, na Noruega, com outras 11 iniciativas, produzidas em países como México, Angola, África do Sul, Bangladesh, entre outros.

Leia a série completa

As reportagens da série “Império das Cinzas” podem ser lidas clicando aqui.

Publicidade

O extenso trabalho investigativo da equipe da Gazeta, realizado ao longo de cinco meses, revelou como funciona o contrabando de cigarros, comércio multimilionário que se tornou um incômodo para o narcotráfico e tem reconfigurado a geopolítica do crime organizado na América Latina.

“Império das Cinzas” contou com o apoio do Instituto Prensa y Sociedad, do Peru, e com a colaboração dos jornalistas Martha Soto, do jornal El Tiempo, da Colômbia; e Ronny Rojas, do jornal La Nación, da Costa Rica, para tornar-se realidade, e estes dois últimos também são indicados ao prêmio. O trabalho coletivo tornou possível mapear nove rotas por ar, mar e terra pelas quais o cigarro do Paraguai passa para espalhar-se por toda a América Latina.

Para esta edição, um painel de jornalistas renomados julgou 76 trabalhos, de 34 países, inscritos na iniciativa e publicados entre 1º de janeiro de 2013 e 31 de dezembro de 2014. O prêmio é organizado pela Global Investigative Journalism Network, uma associação de 118 organizações não governamentais (ONGs), de 54 países.

Prêmio para os Diários Secretos

Na edição de 2011, o Global Shining Light Award premiou, de forma inédita para o jornalismo brasileiro, a série de reportagens “Diários Secretos”, produzida em parceria entre a Gazeta do Povo e a RPC. Na ocasião, os jornalistas James Alberti, Katia Brembatti, Gabriel Tabatcheik e Karlos Kohlbach foram até Kiev, na Ucrânia, para receber a honraria durante a 7.ª Conferência Global de Jornalismo Investigativo.

Publicidade

O trabalho paranaense mostrou um esquema milionário de desvio de recursos públicos na Assembleia Legislativa do Paraná. Relembre aqui as reportagens da série.