A série de reportagens "Polícia fora da lei", da Gazeta do Povo, foi a vencedora da categoria Reportagem Regional Sul, do Prêmio Imprensa Embratel de 2012. Os jornalistas Diego Ribeiro, Felippe Aníbal, Mauri König e Albari Rosa foram os autores das matérias. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (2) pela organização do prêmio, que registrou nesta edição a inscrição de 51 reportagens na Região Sul.
Confira todas as reportagens da série Polícia Fora da Lei, da Gazeta do Povo
Durante cinco meses de investigação, os repórteres percorreram 5 mil quilômetros em todas as regiões do estado para mostrar as condições de infraestrutura de delegacias, além de revelar abusos por parte de autoridades policiais, como o uso de viaturas oficiais fora do horário de serviço.
O material jornalístico teve grande repercussão e ocasionou mudanças nas regras do governo estadual para o uso dos recursos destinados à polícia. Além disso, a série também desencadeou o início de uma investigação do Ministério Público sobre o uso do dinheiro do fundo de recursos destinados à atividade policial.
Prêmio Embratel
No total, o prêmio recebeu neste ano a inscrição de 1.862 reportagens, sendo 1.577 nas 12 categorias nacionais e 285 nas categorias regionais. De acordo com a organização, neste ano houve um incremento de 32% no número de inscrições.
A premiação, promovida pela Embratel, existe há 14 anos. Desde 2005, o incentivo conta ainda com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal, e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora