O Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) informou no início da tarde desta quarta-feira (2) que o sistema de entrega das declarações de Imposto de Renda da Receita Federal e de atendimento informatizado do Detran de todo o país está "normalizado".

CARREGANDO :)

Na manhã desta quarta-feira o Serpro havia informado que uma "falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica" no centro de dados de São Paulo teria causado problemas no sistema. Na quinta-feira (24), uma outra falha no Serpro também provocou a paralisação no atendimento informatizado de todos os postos do departamento dos Detrans do país.

O Serpro chegou divulgar uma nota nesta quarta-feira sobre o problema sem esclarecer quais serviços foram afetados pelo problema.

Publicidade

"O Serpro comunica que o seu centro de dados em São Paulo está fora do ar. Ele apresentou falha no sistema de proteção contra variações de energia elétrica. Com isso, os serviços baseados neste ambiente estão instáveis. O Serpro está tomando as medidas necessárias para que a situação volte ao normal o quanto antes", dizia a nota.

O Detran do Paraná confirmou que houve paralisação desde às 9h desta quarta; no Distrito Federal a pane foi constatada às 8h e, em Minas Gerais, o chefe da Divisão de Habilitação e Controle do Condutor do Detran, Anderson França Menezes, informou que o sistema nacional ficou também fora do ar desde às 8h.Declarações de IR

O supervisor nacional do Imposto de Renda da Receita Federal, Joaquim Adir, informou que as declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) já voltaram a ser recebidas. "Já voltou ao normal", disse Adir ao G1.