Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Câmara

Serraglio e Janene terão futuro decidido

Brasília – O julgamento do pedido de cassação do mandato do deputado José Janene (PP-PR) e a votação em segundo turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) são os destaques do plenário da Câmara dos Deputados para a primeira semana de dezembro. Os deputados também farão a escolha do nome do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) na vaga que cabe à Câmara indicar. Um paranaense, inclusive, o deputado Osmar Serraglio, do PMDB, está na disputa.

A última votação de processo sobre perda de mandato com o atual sistema de cédulas impressas ocorrerá em sessão extraordinária marcada para as 19 horas da quarta-feira. Os parlamentares votarão o relatório do Conselho de Ética que recomenda a cassação do mandato do deputado José Janene (PP-PR) por envolvimento no suposto esquema do mensalão. O político paranaense é acusado de ter se beneficiado com mais de R$ 4 milhões das empresas de Marcos Valério Fernandes de Sousa, apontado como operador do suposto esquema de desvio de recursos para compra de votos de parlamentares.

Em sua defesa, o deputado alegou que o conselho teria cerceado seu direito à defesa e não teria notificado o presidente Aldo Rebelo para depor como sua testemunha. Janene também questionou o uso de provas da CPI dos Correios. TCU

A eleição também na quarta-feira do nome que cabe à Câmara indicar para o TCU também ocorrerá por meio de cédulas impressas, pois somente na quinta-feira será promulgado o projeto que determina o uso do sistema eletrônico para todas as votações secretas da Casa.

Além de Osmar Serraglio, são candidatos à vaga do TCU os deputados Ademir Camilo (PDT-MG), Aroldo Cedraz (PFL-BA), Luiz Antonio Fleury (PTB-SP), Gonzaga Mota (PSDB-CE) e Paulo Delgado (PT-MG). O PSB registrou a candidatura do ex-deputado José Antônio Almeida (MA) e o PSC a do secretário-geral da Mesa Diretora, Mozart Vianna de Paiva. O nomeado terá direito a um "emprego" vitalício com salário mensal de R$ 23.275.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.