Histórico
Os bicicletários de Curitiba existem há mais de cinco anos, mas só funcionaram por seis meses, em 2013:
Junho de 2007: Na primeira tentativa de licitação dos seis bicicletários, não houve concorrentes. As estações ficam no Parque São Lourenço, Jardim Botânico e nos bairros Centro Cívico, Santa Quitéria, Carmo e Pinheirinho.
Dezembro de 2007: Novamente não há interessados na licitação. As estações construídas pela prefeitura ficam abandonadas por vários anos.
Novembro de 2011: Licitação atraiu oito interessados. Mas os vencedores das estações Santa Quitéria, Carmo e Pinheirinho desistem do contrato, e elas permanecem fechadas.
Fevereiro de 2012: Início das atividades da Bicicletaria.Net em três estações. Em agosto, o serviço é suspenso temporariamente.
O serviço de aluguel e compartilhamento de bicicletas de Curitiba, que estava em operação desde fevereiro em três estações, está suspenso a partir de hoje, por prazo indeterminado. A concessionária Bicicletaria.Net anunciou ontem que vai apresentar um novo projeto para os espaços dentro de 60 dias, com o objetivo de automatizar os três bicicletários. Segundo a empresa, o modelo atual gera déficit financeiro de R$ 10 mil ao mês.
De acordo com Rafael Milani Medeiros, diretor comercial da Bicicletaria.Net, a empresa vinha bancando o déficit mensal com recursos próprios, e as tentativas de fechar um contrato de patrocínio não vingaram. "As empresas até demonstraram interesse, mas se preocuparam com o horário de funcionamento restrito e as questões trabalhistas e de qualificação de pessoal", explicou.
A Bicicletaria.Net administra os bicicletários do Jardim Botânico, do Centro Cívico e do São Lourenço. O horário de funcionamento era das 10 às 18 horas, todos os dias, com custo de R$ 5 por hora. Com a frota de 21 bicicletas, foram feitos 1,7 mil empréstimos. "O custo operacional era muito alto. O espaço estava aberto todos os dias, com funcionários, mas a demanda ocorria nos fins de semana e nos feriados", afirmou o diretor.
Pesquisas de opinião embasarão a nova proposta da empresa. "O sistema manual de empréstimo não comporta a saída e devolução de bicicletas, que vinha num ritmo crescente. É preciso simplificar a retirada tornando-a automatizada, e ampliar o horário de funcionamento." Segundo ele, os serviços de mecânica e estacionamento de bicicletas particulares, previstos em edital, não tiveram demanda.
As propostas serão apresentadas para a Urbanização de Curitiba S.A. (Urbs), empresa estatal que realizou a licitação dos bicicletários. Milani ressaltou a intenção da Bicicletaria.Net continuar operando em Curitiba. "A cidade tem grande projeção internacional em termos de mobilidade. Já fizemos contato com parceiros no exterior, que operam sistemas consolidados em Nova York e Londres, e eles mostraram interesse em atuar em Curitiba."
Prefeitura
A Urbs informou que ainda não tomou conhecimento da decisão da Bicicletaria.Net, e que a empresa precisa protocolar a documentação para que seja analisado o caso.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião