Você sabe quais são as regras para construir uma calçada em frente a sua casa, realizar uma reforma, cuidar de um terreno baldio ou ainda abrir um estabelecimento comercial? A prefeitura de Curitiba pretende responder a essas e outras questões por meio de um novo serviço, o Pedagogia Urbana, lançado ontem, durante a semana do Urbanismo, que começou na segunda-feira e vai até o próximo sábado.
A idéia é popularizar a legislação que determina o que pode e o que não pode ser feito no município. "Queremos mobilizar a população para que ela deixe de pensar no particular, no seu lote, e passe a pensar na cidade como um todo e entender por que existe o planejamento urbano e qual a função da Secretaria Municipal do Urbanismo", disse o secretário Luiz Fernando Jamur.
De acordo com ele, muitas vezes a legislação não é cumprida por desconhecimento. "Nas fiscalizações que fazemos a estabelecimentos comerciais, por exemplo, percebemos que a maioria dos notificados tem o alvará de funcionamento, mas não o licenciamento para a realização daquele tipo de atividade naquele local", conta. Jamur explica que antes de conseguir o alvará na Secretaria de Finanças, o empresário deve realizar uma consulta comercial na Secretaria de Urbanismo.
A falta de informação da população também pode ser comprovada por meio das consultas feitas à prefeitura. A principal dúvida é em relação a limpeza de terrenos baldios. Somente em 2003, 49 mil pessoas ligaram para o 156 em busca de informações. "A partir do momento em que a população for informada, ela vai se tornar parceira do município, fiscalizando ou mesmo cumprindo a lei. Queremos pelo menos que as pessoas saibam onde encontrar as informações", afirmou o secretário.
O Pedagogia Urbana prevê a realização de palestras, apresentações musicais e teatrais, além da distribuição de folhetos em todas as regionais e escolas do município. O projeto estará ligado ao programa Comunidade Escola, que abre os espaços escolares nos fins de semana, transformando-os em centros de desenvolvimento, com a oferta de práticas esportivas, cursos, capacitação profissional, apresentações culturais e oficinas.
As apresentações e discussões serão adaptadas às necessidades de cada comunidade. Em todas haverá a distribuição do livro "Manual da Urbanidade", que aborda, de forma simplificada, as regras para construir ou reformar residências, cuidar de terrenos baldios, fazer e conservar calçadas, numerar casas e instalar atividades comerciais ou industriais, entre outros temas. Quem não participar das palestras pode retirar o manual nas regionais ou ainda na sede da secretaria. Algumas informações, lembra o secretário, também podem ser obtidas pela internet.
Ainda dentro do projeto, outro reforço para a divulgação é o trabalho do grupo musical New Style, que, usando o "rap da urbanidade", deve traduzir com bom humor temas difíceis de entender, como a lei de zoneamento e uso do solo. O grupo vai se apresentar junto com o Urbaninho e sua turma o Teatro de Fantoches da Guarda Municipal em todas as regionais da cidade, durante a Semana do Urbanismo, e continuará a promover apresentações no programa Comunidade Escola.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora