Apesar de vivermos uma época em que quase todas as dúvidas podem ser respondidas com um clique, graças à internet, o Telegramática permanece na ativa e comemora, nesta quarta-feira (25), 30 anos com uma média de 150 atendimentos diários. Há meses em que o serviço chega a atender 5 mil ligações.
Mantido pela Secretaria da Educação de Curitiba, o Telegramática conta com uma equipe de sete pessoas que recebem ligações de diversas regiões do Brasil e até do exterior. Desde que foi criado, já prestou 1,4 milhão de atendimentos gratuitos para mais de 700 mil usuários.
A coordenadora do Telegramática, Beatriz de Castro da Cruz, informa que a equipe recebe ligações de Curitiba e região metropolitana, de outros estados e até mesmo do exterior. “Embora o serviço esteja disponível numa página da internet, percebemos que a maioria ainda prefere as ligações telefônicas”, disse.
Na tarde desta quarta, aconteceu uma solenidade em comemoração às três décadas do serviço. O evento contou com as participações, entre outros, do prefeito Gustavo Fruet, do primeiro coordenador do serviço, Luiz Gonzaga Paul, e da idealizadora do Telegramática, Beatriz Paciornick, que foi homenageada. Ela contou que teve a ideia de criar o serviço após saber de uma experiência similar no Arkansas, Estados Unidos, em 1979, com o nome de Grammarphone.
Entre os consulentes está o jornalista e colunista do jornal Gazeta do Povo Wilson de Araujo Bueno, que fez questão de destacar o profissionalismo da equipe que colabora na resolução de dúvidas pontuais. “Eles merecem todo nosso aplauso. A equipe é muito atenciosa e, quando não tem a resposta de pronto, busca a informação e nos liga dando o retorno. Além das dúvidas corriqueiras, eles nos sugerem coisas bacanas, que melhoram e dão um refinamento ao texto”, disse Bueno.
Os atendentes utilizam como fonte de pesquisa e informação para as consultas aproximadamente 1,1 mil livros e dicionários de diversas áreas. Entre eles, alguns são específicos de sinônimos e antônimos, etimologia, folclore, linguística e regência, além de publicações sobre administração, finanças, moda, informática, telecomunicações, assuntos jurídicos e outros idiomas.
Segundo a equipe, a campeã de dúvidas é a crase, mas além dela questionamentos de regência, concordância, ortografia e pontuação estão entre as perguntas mais frequentes. Todo o trabalho dos atendentes resulta em relatórios estatísticos após o preenchimento de formulários de Informações Complementares à Estatística, os chamados ICE.
O Telegramática foi criado a partir de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a Telepar, estatal que respondia pelo serviço de telefonia no Paraná e que cedeu as linhas telefônicas. Apenas no primeiro ano, foram atendidas 9.642 consultas de 5.221 usuários.
Governo Lula cobra fatura de aliança com Lira nesta última semana do Legislativo
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Não é só nos EUA: drones sobrevoam base da Força Aérea americana e empresas estratégicas na Alemanha
Juiz de Brasília condena Filipe Martins por suposto “gesto racista” em sessão do Senado
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora