Enfrentar a burocracia para regularizar documentos do veículo ou do motorista já foi bem mais complicado, mas muitos usuários mesmo com todos os recursos disponíveis pela internet ainda chegam ao Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) desprovidos de informações de como proceder para o andamento mais ágil dos serviços solicitados. O vaivém nos setores e o desconhecimento do caminho correto a seguir ou a ordem das coisas fazem que o usuário perca o tempo e a paciência nos labirintos do sistema.
Mas, assim como qualquer labirinto, existe uma saída no meio da burocracia. A primeira dica é sempre pesquisar no site (www.detran.pr.gov.br) ou telefonar para o Detran no 0800-643-7373 que funciona estritamente das 8 às 14 horas a fim de se informar qual caminho seguir. Caso contrário, ir diretamente à sede do órgão pode significar tempo perdido.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Detran, os serviços mais procurados são emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), primeira via e renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O intuito do órgão é diminuir as filas de espera. Para isso, a principal aposta é a internet.
Fácil
O sistema Detran Fácil desde maio do ano passado está disponível no site do órgão. Atualmente, o site possibilita as emissões de segunda via do CRLV, a segunda via da (CNH) e também o pedido para a carteira de habilitação definitiva. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, nos primeiros oito meses de funcionamento foram contabilizados 40 mil atendimentos on-line.
Com o uso da ferramenta, a expectativa é reduzir em até duas horas o tempo por processo presencial e eliminar pelo menos 2 milhões de usuários dos balcões do órgão no decorrer dos próximos três anos em todo o estado. Para ter acesso aos serviços é necessário preencher o protocolo, imprimir a guia de recolhimento e quitá-la. Os documentos são enviados pelos Correios em até dez dias.
Presencial
Já a renovação da carteira e a transferência de veículo ainda são presenciais, pois é necessário foto e biometria do condutor, no primeiro caso, e vistoria do veículo, no último (confira o passo a passo no infográfico ao lado).
Interatividade
Qual serviço você gostaria de ver detalhado nesta página?
Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br
As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.