Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Habilitação

Serviços do Detran têm na internet um atalho eficaz

O motorista Cristiano Bezerra da Silva procurou o Detran para realizar a transferência de veículo: “Com o tempo você se acha”, disse | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
O motorista Cristiano Bezerra da Silva procurou o Detran para realizar a transferência de veículo: “Com o tempo você se acha”, disse (Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo)
Confira o passo a passo de como renovar a habilitação e fazer a transferência do veículo |

1 de 1

Confira o passo a passo de como renovar a habilitação e fazer a transferência do veículo

Enfrentar a burocracia para regularizar documentos do veículo ou do motorista já foi bem mais complicado, mas muitos usuários – mes­­mo com todos os recursos disponíveis pela internet – ainda che­­gam ao Departamento de Trân­­sito do Paraná (Detran-PR) desprovidos de informações de como pro­­ceder para o andamento mais ágil dos serviços solicitados. O vaivém nos setores e o desconhecimento do caminho correto a seguir ou a or­­dem das coisas fazem que o usuá­­rio perca o tempo e a paciência nos labirintos do sistema.

Mas, assim como qualquer labirinto, existe uma saída no meio da bu­­­­rocracia. A primeira dica é sempre pesquisar no site (www.detran.pr.­­gov.br) ou telefonar para o De­­tran no 0800-643-7373 – que funciona estritamente das 8 às 14 ho­­ras – a fim de se informar qual ca­­­­minho seguir. Caso contrário, ir diretamente à sede do ór­­gão pode significar tempo perdido.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Detran, os ser­­viços mais procurados são emissão de Certificado de Registro e Li­­cen­­ciamento de Veículo (CRLV), pri­­meira via e renovação da Car­­teira Nacional de Habilitação (CNH). O intuito do órgão é diminuir as filas de espera. Para isso, a prin­­cipal aposta é a internet.

Fácil

O sistema Detran Fácil desde maio do ano passado está disponível no site do órgão. Atual­­mente, o site pos­­sibilita as emissões de segunda via do CRLV, a segunda via da (CNH) e também o pedido para a carteira de habilitação definitiva. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, nos primeiros oito meses de funcionamento foram contabilizados 40 mil atendimentos on-line.

Com o uso da ferramenta, a ex­­pectativa é reduzir em até duas horas o tempo por processo presencial e eliminar pelo menos 2 mi­­lhões de usuários dos balcões do ór­­gão no decorrer dos próximos três anos em todo o estado. Para ter acesso aos serviços é ne­­cessário preencher o protocolo, im­­primir a guia de recolhimento e quitá-la. Os documentos são enviados pelos Correios em até dez dias.

Presencial

Já a renovação da carteira e a transferência de veículo ainda são presenciais, pois é necessário foto e biometria do condutor, no primeiro caso, e vistoria do veículo, no último (confira o passo a passo no infográfico ao lado).

Interatividade

Qual serviço você gostaria de ver detalhado nesta página?

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.