O motorista Cristiano Bezerra da Silva procurou o Detran para realizar a transferência de veículo: “Com o tempo você se acha”, disse| Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo

Atendimento

Usuários ainda desconhecem a ajuda virtual

Nem todos os usuários do Detran sabem que o sistema on-line do órgão pode contribuir para o andamento dos processos solicitados. Muitos não buscam ou não sabem onde procurar informações e desconhecem os documentos necessários e os setores aos quais devem se dirigir para serem atendidos.

O motorista Luiz Soares, de 58 anos, conta que já perdeu as contas de quantas vezes se perdeu no Detran. "As sedes do órgão, em todos os lugares, são assim: as informações não estão claras, você não sabe para onde tem de se dirigir e nem se os documentos que tem que levar", afirma. Ele acredita ainda que o sistema on-line ainda não teve divulgação suficiente. "Eu não sabia dessas facilidades, e elas ajudam tanto as pessoas quanto o próprio sistema", diz.

Cristiano Bezerra da Silva, 32 anos e também motorista, procurou o Detran para realizar a transferência de veículo. "Nas primeiras vezes que você vai ao órgão é complicadinho, com o tempo você se acha". (DA)

CARREGANDO :)

Mudanças

Operação na rede desafoga balcões

No passado, os processos hoje disponíveis no site tinham seu começo na internet. Porém, não eram finalizados no sistema virtual. Para concluir a solicitação da CNH definitiva, por exemplo, o motorista precisava ir até uma unidade do Detran e apresentar o comprovante de pagamento da taxa cobrada, ser fotografado e passar pelo controle biométrico das impressões digitais.

Com o novo modelo do Detran Fácil, os usuários não precisam perder tempo esperando pelo atendimento nos balcões. "Toda a operação é on-line, do começo ao fim. A foto e as impressões digitais da primeira habilitação são reutilizadas e o pagamento do boleto bancário será identificado automaticamente pelo sistema informatizado", explica a assessoria de imprensa do órgão no estado. Depois de confirmado o processo, o departamento emite a CNH e envia ao endereço do condutor pelos Correios.

Serviço

O Detran estadual oferece o telefone 0800-643-7373 para o usuário sanar dúvidas.

Internet

Veja os serviços feitos através do site:

- Emissões da segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV)

- Segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

- Pedido para a CNH definitiva

O que precisa

- Acesse o site e preencha o protocolo

- Imprima e pague a guia

- Os documentos chegam pelos Correios em até dez dias

Fonte: Detran-PR

Publicidade

Enfrentar a burocracia para regularizar documentos do veículo ou do motorista já foi bem mais complicado, mas muitos usuários – mes­­mo com todos os recursos disponíveis pela internet – ainda che­­gam ao Departamento de Trân­­sito do Paraná (Detran-PR) desprovidos de informações de como pro­­ceder para o andamento mais ágil dos serviços solicitados. O vaivém nos setores e o desconhecimento do caminho correto a seguir ou a or­­dem das coisas fazem que o usuá­­rio perca o tempo e a paciência nos labirintos do sistema.

Mas, assim como qualquer labirinto, existe uma saída no meio da bu­­­­rocracia. A primeira dica é sempre pesquisar no site (www.detran.pr.­­gov.br) ou telefonar para o De­­tran no 0800-643-7373 – que funciona estritamente das 8 às 14 ho­­ras – a fim de se informar qual ca­­­­minho seguir. Caso contrário, ir diretamente à sede do ór­­gão pode significar tempo perdido.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Detran, os ser­­viços mais procurados são emissão de Certificado de Registro e Li­­cen­­ciamento de Veículo (CRLV), pri­­meira via e renovação da Car­­teira Nacional de Habilitação (CNH). O intuito do órgão é diminuir as filas de espera. Para isso, a prin­­cipal aposta é a internet.

Fácil

O sistema Detran Fácil desde maio do ano passado está disponível no site do órgão. Atual­­mente, o site pos­­sibilita as emissões de segunda via do CRLV, a segunda via da (CNH) e também o pedido para a carteira de habilitação definitiva. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, nos primeiros oito meses de funcionamento foram contabilizados 40 mil atendimentos on-line.

Publicidade

Com o uso da ferramenta, a ex­­pectativa é reduzir em até duas horas o tempo por processo presencial e eliminar pelo menos 2 mi­­lhões de usuários dos balcões do ór­­gão no decorrer dos próximos três anos em todo o estado. Para ter acesso aos serviços é ne­­cessário preencher o protocolo, im­­primir a guia de recolhimento e quitá-la. Os documentos são enviados pelos Correios em até dez dias.

Presencial

Já a renovação da carteira e a transferência de veículo ainda são presenciais, pois é necessário foto e biometria do condutor, no primeiro caso, e vistoria do veículo, no último (confira o passo a passo no infográfico ao lado).

Interatividade

Qual serviço você gostaria de ver detalhado nesta página?

Publicidade

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.