Os servidores do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizam, em todo o Brasil, manifestações nas sedes do instituto como parte do movimento de greve da categoria. Em Curitiba, a sede do Incra, localizada na Rua Doutor Fraive, no Centro, foi fechada na segunda-feira (6) e os servidores em greve mantêm o piquete nesta terça-feira (7).
Segundo a Associação dos Servidores do Incra no Estado do Paraná (Assincra-PR), entidade que realiza o movimento local de greve, tanto funcionários como os dirigentes da superintendência do instituto no Paraná foram impedidos de entrar na instituição, onde funciona a superintendência do Incra e a delegacia regional do MDA. Os servidores grevistas se mantêm na frente do prédio em forma de protesto e colocaram uma lona preta na entrada do prédio.
Cerca de 60 manifestantes protestam no local. O fechamento do prédio vai até as 18h desta terça-feira, quando a instituição será liberada aos funcionários. Durante a semana, outras manifestações devem ser feitas tanto em Curitiba quanto em outras sedes do país. "Vamos fazer mobilizações com outras categorias que também estão em greve para realizar atividades e manifestações", disse o presidente da Assincra-PR, João Wagner Gomes da Silva.
Greve
Os servidores do Incra e do MDA estão em greve desde o dia 18 de julho em 28 das 30 superintendências do país. As manifestações em Curitiba fazem parte do movimento nacional de greve da categoria, que reivindica aumento salarial.
Segundo a Confederação Nacional das Associações dos Servidores do Incra (Cnasi), a remuneração dos servidores do instituto e do MDA é apenas um terço do que é pago aos funcionários do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Eles pedem a equiparação salarial com os funcionários do MAPA.
Eles também reivindicam melhorias no orçamento destinado ao instituto. De acordo com o diretor nacional da Cnasi Reginaldo Marcos Aguiar, a falta de investimentos complica o andamento dos trabalhos. "O Incra está praticamente parado. Houve corte de 25% no orçamento este ano e não temos funcionários suficientes".
Os grevistas pedem a contratação de quatro mil servidores por concurso, três mil para o Incra e mil para o MDA.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Dino dá menos de um dia para Câmara “responder objetivamente” sobre emendas
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora