Servidores da área da saúde que trabalham nos hospitais estaduais do Paraná fazem um dia de paralisação nesta quinta-feira (3). Apesar dos atos, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) afirmou que o atendimento à população não foi afetado porque a adesão ao movimento era baixa.
A informação é diferente da que foi divulgada pelo Sindicato dos Servidores da Saúde Pública do Paraná (SindSaúde). De acordo com o sindicato, a adesão à paralisação foi maior no hospital Infantil, de Campo Largo, e no Hemonúcleo de Umuarama. Em Curitiba,houve adesão ao movimento no Hospital do Trabalhador, Hemepar e no Centro de Pesquisa e Produção Imunobiológica.
Houve adesão também em Cianorte, Ponta Grossa, Guarapuava, Paranaguá, Francisco Beltrão e Foz do Iguaçu, de acordo com o balanço divulgado durante a tarde. A população continua sendo atendida, mas o número de funcionários é reduzido nessas unidades, de acordo com o SindSaúde. O atendimento deve ser normalizado na sexta-feira (4).
A categoria reivindica a implantação de jornada de trabalho de 30 horas semanais - atualmente são 40 horas semanais - e de um plano de cargos e salários próprios para a área de saúde. O sindicato e o governo do Paraná ainda estão negociando e não há previsão para deflagração de greve.
A Sesa divulgou nota oficial nesta manhã e afirmou que progressões e promoções de carreira dos servidores estão sendo feitas. "Na folha de pagamento de outubro já foram implantadas 191 promoções e em novembro já estão previstas 1.150 progressões", afirmava a nota.
Sobre a redução da carga semanal, a Sesa afirmou que a questão está sendo analisada, mas que é preciso "aguardar resultados da Comissão Interinstitucional de Recursos Humanos, que subsidiarão a definição oficial e legal", segundo a nota divulgada nesta manhã.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião