Os servidores municipais da saúde podem entrar em greve em dezembro. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba (Sismuc), os trabalhadores estão insatisfeitos porque não foram incluídos em um projeto de lei que prevê a redução da carga horária de 40 para 30 horas semanais para os profissionais da categoria. O projeto, enviado pela prefeitura de Curitiba à Câmara Municipal, só contempla algumas funções, especificamente as relacionadas com os serviços de emergência e urgência.
Segundo o Sismuc, há cerca de 7 mil trabalhadores na área da saúde no município e 1,2 mil foram prejudicados pela exclusão no proejto de lei. Em assembleia, eles decidiram dar um prazo para a prefeitura até o dia 1/12, para que o projeto de lei seja modificado. Caso isso não ocorra, os servidores vão entrar em greve a partir do dia 5 de dezembro.
Caso esses servidores paralisem as atividades, o atendimento à população poderá ser afetado. Entre os servidores que podem aderir à greve estão nutricionistas, psicólogos, bioquímicos, biólogos, farmacêuticos, orientadores esportivos e agentes administrativos. De acordo com o sindicato, a ausência desses profissionais vai impedir a realização de exames e o acesso a consultas.
O Sismuc informou que enviaria um ofício à Prefeitura comunicando a intenção de paralisação, mas até as 18h30, o documento não havia sido recebido pelo órgão.