Os servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) ocuparam a Reitoria no final da manhã de ontem, depois de uma assembleia no Restaurante Universitário (RU). Eles decidiram ir até o gabinete para falar com o reitor em exercício, Rogério Mulinari, mas ele estava em uma atividade externa. A ocupação durou aproximadamente 40 minutos e foi pacífica. Cerca de cem pessoas participaram do ato.
Ontem, o comando de greve se reuniu com a diretoria do Hospital de Clínicas (HC) de Curitiba e um representante do Ministério Público Federal. De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Terceiro Grau Público de Curitiba e do Litoral (Sinditest), Wilson Messias, foi fechado um acordo para que os setores mais críticos do hospital não fiquem sem funcionários, entre eles a unidade de obstetrícia, pronto atendimento e terapia intensiva. "Não temos a intenção de prejudicar o atendimento, mas mesmo sem greve a população já sofre com a falta de estrutura. Conversamos para fazer este ajuste de funcionários para evitar maiores transtornos em caso da greve se estender", disse Messias.
Os servidores da UFPR, do HC e da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) decidiram entrar em greve por tempo indeterminado no dia 15 de junho. Eles pedem a reabertura de 130 leitos no Hospital de Clínicas, que teriam sido fechados por falta de pessoal, e pedem que o governo federal estabeleça e coloque em prática um plano de cargos e salários para a categoria. Outra reivindicação dos servidores é o aumento do piso salarial de R$ 1.034 para R$ 1.635, o equivalente a três salários mínimos, e o aumento de benefícios como o vale-alimentação, além da correção de distorções.
Matrículas
O calendário acadêmico da Universidade Federal do Paraná (UFPR) poderá sofrer alterações por causa da greve dos servidores técnico-administrativos. O Centro de Computação Eletrônica (CCE), localizado no câmpus Centro Politécnico, foi fechado e lacrado pelos grevistas na manhã de quarta-feira. As aulas seriam retomadas em 1.º de agosto, mas as atividades do segundo semestre poderão ser adiadas.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião