Cerca de 30 servidores que participaram de um chá de bebê realizado no interior da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Itapoã, em Londrina, no Norte do Paraná, terão de prestar serviços à comunidade. A penalidade é uma medida cautelar determinada pela Corregedoria do Município, que apurou o caso. Apesar da punição, o órgão defende que o caso não foi considerado grave e, portanto, não foram abertos processos administrativos contra os funcionários.
Em entrevista à RPC, o corregedor do Munícipio, Alexandre Trannin, disse que servidores que participaram do chá de bebê terão de realizar palestras de orientação sexual e planejamento familiar em escolas da região atendida pela UBS do Jardim Itapoã. O JL não conseguiu contato com o corregedor na manhã desta terça-feira (11).
A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Itapoã, na zona sul de Londrina, ficou fechada por cerca de três horas no dia 25 de junho, uma quinta-feira. A suspensão do atendimento foi comunicada aos pacientes em um cartaz e tinha como justificativa uma reunião interna. Tudo dentro da normalidade, se não fosse pelo fato que neste período, além da reunião, um chá de bebê foi realizado dentro da unidade.
A denúncia foi entregue à Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. Fotos publicadas pela futura mamãe nas redes sociais foram anexadas ao documento como prova do mau uso do espaço público. Cerca de duas semanas após o episódio, a coordenadora da UBS foi exonerada do cargo de chefia.
Na época da exoneração, o corregedor explicou que ela perdeu a função gratificada que exercia como coordenadora da UBS, mas continua sendo servidora pública da Prefeitura de Londrina. “Os cargos de função gratificada são de livre nomeação e exoneração. Por isso, não é preciso um processo para esse fim. Ela perdeu a função gratificada, mas continua sendo enfermeira concursada da Prefeitura. Por isso, foi lotada em uma outra unidade.”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora