A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informa, por meio da assessoria de imprensa, que o governo está reformando e ampliando 24 hospitais em diversas regiões do estado. Dessa forma, novos leitos serão implantados. O investimento apenas em obras, segundo o governo, é de cerca de R$ 140 milhões, sem levar em conta os equipamentos. Serão mais de 1,3 mil novos leitos à disposição do sistema público de saúde. Uma das obras refere-se à reforma e ampliação do pronto-socorro do Hospital Universitário de Londrina, que ganhará uma nova área de 597 metros quadrados e 1.984 metros quadrados serão adaptados.
A Sesa ainda informa que dos municípios citados pela reportagem, três estão em gestão plena do Sistema de Saúde. Ou seja, tem autonomia total sobre a gestão dos recursos e da saúde pública. No entanto, sustenta que acompanha, apóia e atua em conjunto com os municípios na resolução destas questões porque a parceria é um dos princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Sesa ainda diz que está trabalhando na forma de atendimento nas unidades. Segundo a secretaria, "muitos dos casos atendidos nos prontos-socorros poderiam ser tratados em prontos-atendimentos, já que são situações de simples resolução". De acordo com a Sesa é justamente essa racionalização e organização do fluxo de atendimento que está sendo discutida, trabalhada e aperfeiçoada em parceria com os municípios, contando com a participação dos prontos-atendimentos no processo.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião