• Carregando...
 | Henry Milléo/Gazeta do Povo
| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) voltou atrás e, no início da noite desta terça-feira (10), desistiu de encaminhar a Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, viaturas que já estão em operação, apenas para figurar em solenidade de entrega oficial. O recuo foi efetivado três horas depois de a Gazeta do Povo ter publicado, em sua versão online, que veículos distribuídos há mais de um mês à Polícia Civil seriam deslocados para o evento – e rodariam uma média de 500 quilômetros, consumindo combustível das delegacias e diárias dos policiais - apenas para serem apresentados por autoridades.

Em nota, a Sesp informou que 31 viaturas – modelo Volkswagen Amarok – já haviam sido destinadas a delegacias da Polícia Civil da região Oeste. Apenas os nove veículos novos que ficaram na Subdivisão de Foz do Iguaçu serão apresentados na solenidade – que ocorrerá na quinta-feira (12). “O delegado-geral da Polícia Civil, Júlio Reis, suspendeu o deslocamento das demais para a entrega oficial”, destaca a nota.

Segundo a Secretaria, 59 viaturas que ainda não foram distribuídas a Batalhões da Polícia Militar (PM) serão entregues oficialmente no evento. Foram contempladas unidades policiais das microrregiões de Laranjeiras do Sul, Foz do Iguaçu, Palotina, Pato Branco, Francisco Beltrão, Umuarama e Toledo.

Dinheiro poupado

Antes da suspensão do deslocamento das viaturas para o evento, delegados consultados pela Gazeta do Povo questionavam o custo-benefício da medida. Os próprios policiais teriam que dirigir os veículos a Foz, com combustível custeado pelas próprias unidades. “Além disso, tem o custo da diária do policial que vai levar a viatura. Ao mesmo tempo, é um carro e um policial que eu estou tirando de ação por causa do ‘oba-oba’”, disse um delegado, sob a condição de não ter o nome revelado.

Horas depois, já com o recuo do governo, o mesmo delegado comemorou. “Eu dei graças a Deus. Era perda de tempo, de dinheiro. Seria um esforço sem sentido, apenas para foto”, comentou. Como as cidades estão, em média a 250 quilômetros de Foz, o Estado gastaria cerca de R$ 105 para deslocar cada viatura ao evento (considerando o litro do diesel a R$ 2,75 e consumo de 13 quilômetros por litro).

A entrega oficial das viaturas está mantida e deve contar com as participações do secretário Fernando Francischini e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Viaturas reforçam policiamento

Ao mesmo tempo, os dois delegados e dois policiais militares consultados pela reportagem comemoraram a chegada das novas viaturas. “É um veículo de ótima qualidade, adequado à atividade policial. Já são usadas não só em investigações, mas em todos os serviços de polícia judiciária: desde operações a transportes de presos”, avaliou um delegado. “É uma caminhonete robusta, que responde bem às nossas necessidades”, acrescentou um policial militar.

As 97 viaturas chegaram ao Paraná por meio do convênio Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras 2 (Enafron 2), firmado entre a União e o governo do Paraná. Deste total, 59 foram destinadas à PM e 31 a delegacias da Policia Civil e sete a Polícia Científica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]