O feriado da Proclamação da República, comemorado quinta-feira, esvaziou o Congresso Nacional ontem. Apesar disso, o Senado chegou a realizar sessão não-deliberativa para discursos dos parlamentares, o que pegou de surpresa os poucos senadores que foram ao Congresso.
Sem acreditar que haveria outros parlamentares na Casa, o senador Heráclito Fortes (DEM-PI) teve que pedir a gravata acessório obrigatório de seu motorista emprestada para poder comparecer ao plenário. "Tive de improvisar. Pedi emprestada a gravata do meu motorista Guilherme, que é meu motorista há 20 anos, para poder estar aqui ao lado de vocês", disse Heráclito aos cinco senadores presentes à sessão: Pedro Simon (PMDB-RS), Augusto Botelho (PT-RR), Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA) e Geraldo Mesquita (PMDB-AC).
As palavras do democrata arrancaram risos dos senadores presentes. "Vossa Excelência ficou muito bem", reagiu Mesquita. Já Simon disse que o acessório do motorista era uma "gravata de senador" ao comemorar o fato de Heráclito não ter seguido o seu estilo de vestir. "Ainda bem que Vossa Excelência não me copiou, porque, senão, não teria essa elegância que tem hoje", ironizou Simon.
Heráclito reconheceu que, com o feriadão, a maioria dos parlamentares retornou aos estados para compromissos regionais. "Quero louvar o fato de podermos estar aqui, realizando esta sessão, nesta sexta-feira imprensada. Quero revelar que não acreditei muito nesta sessão, tanto que vim com roupa esporte", reagiu bem-humorado.
Com o esvaziamento da Casa, os senadores discursaram para poucos turistas que aproveitaram o feriado prolongado para conhecer as dependências do Congresso.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora