Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Formação de cabos

Sete suspeitos de fraudar concurso são presos; cinco são PMs

Sete pessoas foram presas, nesta quarta-feira (25), suspeitas de participarem de um esquema montado para fraudar o concurso para o curso de formação de cabos e sargentos. Segundo informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), entre os presos estão quatro policiais militares de Curitiba e um de Maringá, no Noroeste do estado. Estão detidos o capitão e comandante da 1.ª Companhia do 20.º Batalhão da PM, Walter Antonio Cardoso Aguiar; os cabos João Marcelo Augusto Pereira, Marco Aurélio de Cerqueira, que trabalhavam no Quartel do Comando Geral; Nelito Inácio de Souza Filho, do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e o sargento Neyl Anderson de Oliveira, do BPRv de Maringá. Foram presos ainda Edna Maria Machado Caldas e Juan Alves dos Santos acusados de ajudar os PMs no esquema.

Segundo a Sesp, as investigações apontam que o grupo teria cobrado valores entre R$ 2,5 mil a R$ 12 mil de 47 pessoas inscritas no concurso para que conseguissem a nota necessária para serem aceitas no curso. A polícia já teria conseguido identificar 32 candidatos que teriam pago e alguns deles foram aprovados. A polícia não divulgou os nomes dos envolvidos. O concurso ocorrido no dia 8 de julho foi anulado e ainda não há data prevista para uma nova prova.

A polícia investiga ainda se os policiais efetivaram a fraude prometida aos candidatos e como fizeram. Existe a suspeita de que um dos acusados teria invadido a rede de computadores da PM e fraudado o resultado do concurso. A polícia também investiga a hipótese dos policiais terem aplicado um golpe nos candidatos, mentindo que alterariam a lista de classificação.

Os policiais devem ser levados ao Batalhão de Guarda, Ahú, onde vão ficar presos. Os outros dois envolvidos estão detidos no Centro de Operações Policiais Especiais (Cope).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.