Um grupo de detentos fugiu na tarde deste domingo (8) da Central de Triagem de Florianópolis, conhecida como Cadeião do Estreito.
Segundo o secretário de Justiça e Cidadania, Justiniano Pedroso, 70 presos escaparam. Os homens fugiram pela porta principal do cadeião. Já foram recapturados 17 deles.
De acordo com Polícia Militar, a fuga em massa foi registrada por volta das 17h30. Os presos escaparam na hora da janta.
Quando um agente foi entregar a comida aos detentos, abriu uma das portas da cela e não fechou a outra. Em seguida, os presos que estavam no pátio renderam o agente e mais outro que estava no local. Segundo Pedroso, isso é considerado falha de procedimento.
"Acho que houve negligência ou imperícia dos agentes", disse o secretário.
Os presos também teriam arrombado o local onde as armas da Polícia Civil estavam guardadas. Foram recuperados um revólver calibre 38 e uma pistola 40, encontrados em uma lixeira
Os policiais acreditam que a fuga já estava sendo planejada havia algum tempo. A Polícia Civil, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e a Polícia Militar fazem a busca pelos fugitivos. Um helicóptero é usado na operação.