A divisão de comércio e serviços continua a ser o que mais contribui positivamente para o Produto Interno Bruto (PIB) nacional, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), Glauco Humai. Ele disse esperar um crescimento de 8% a 8,5% do setor de shoppings em 2015, abaixo dos 10,1% registrados no ano passado, mas em linha com o reportado em 2013.
“Por mais que a inflação esteja com viés de alta e o crédito esteja mais restrito, enquanto a taxa de desemprego ficar entre 5,5% e 6,5% a população deve continuar confiante para consumir e comprar”, disse. De acordo com estimativas da associação, em janeiro e fevereiro o setor cresceu 7,3% na comparação com os mesmos meses de 2014.
Humai considera que 2015 não será um ano perdido para o setor, mas apontou para uma mudança no perfil da demanda. Ele destacou a desaceleração das vendas de bens duráveis e produtos com maior valor agregado. Por outro lado, disse acreditar em um crescimento da procura por serviços como restaurantes e cinemas dentro dos shoppings que descole da média do mercado.
Segundo o presidente da Abrasce, os níveis de vacância e de inadimplência dos shoppings brasileiros continuam dentro da média histórica e as 25 inaugurações de empreendimentos planejadas para o ano estão mantidas. “Nossos indicadores estão em alerta, mas ainda não estamos no olho do furacão”, afirmou.
Governo quer taxar ganhos isentos dos mais ricos e limitar alcance da correção do IR
Haddad faz economia “despencar” com pacote duvidoso; assista ao Sem Rodeios
Pacheco anuncia prioridade para corte de gastos do governo no Senado
Moraes foi impedido no caso Clezão: será afastado no julgamento do suposto golpe?
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião