Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Consumo

Shopping no Batel passa hoje por última vistoria

Data de inauguração se arrasta por falta de liberação | Henry Milleo/ Gazeta do Povo
Data de inauguração se arrasta por falta de liberação (Foto: Henry Milleo/ Gazeta do Povo)

A um dia da abertura do Pátio Batel ao público, o novo shopping do bairro central de Curitiba ainda não conseguiu todos os documentos que liberam seu funcionamento. Segundo a prefeitura, o empreendimento tem laudos provisórios do Corpo de Bombeiros e da Secretaria do Meio Ambiente, mas ainda não recebeu o Certificado de Vistoria e Conclusão de Obra (CVCO). Esse documento está condicionado à aprovação de técnicos das secretarias de Trânsito e Obras, que devem vistoriar hoje o entorno do empreendimento.

No último dia 14 de junho, o Grupo Soifer, responsável pela construção do shopping, assinou um termo com contrapartidas viárias que seriam adotadas em quatro, seis e oito meses. Na ocasião, a prefeitura condicionou a liberação dos laudos e certificados de funcionamento à realização de parte dessas obras.

Hoje, serão avaliados itens como recapes de pista, plano de saneamento, manutenção de calçadas e alargamento de vias – como o que será realizado na Hermes Fontes, rua por onde circularão os veículos de carga e descarga. No termo de contrapartida, essas são as intervenções que deveriam ser realizadas em até quatro meses.

Na região, é possível observar que obras como o paisagismo na entrada do shopping e a instalação de novos semáforos já foram realizados. Mas, como a última vistoria da prefeitura antes da inauguração ainda não ocorreu, não é possível afirmar se todas as intervenções foram concretizadas.

Já é sabido, porém, que uma das principais delas não será cobrada na derradeira inspeção. Trata-se da transposição da Rua Hermes Fontes para a Bruno Filgueira, intervenção impedida de ser realizada por uma decisão liminar da 5ª Vara da Fazenda Pública, Falências e Recuperação Judicial em resposta a uma ação popular movida pelo empresário Carlos Seara Muradas. No processo, Muradas pede proteção ao Bosque Gomm, área verde de 3,5 mil metros quadrados tombada pelo Patrimônio Histórico que circunda os fundos do shopping.

Além disso, outras obras consideradas mais complexas têm prazo de execução maior. Nessa lista está o alargamento e reestruturação viária da Avenida Vicente Machado, entre a as ruas Bruno Filgueira e Francisco Rocha, e da Rua Francisco Rocha, entre as avenidas Vicente Machado e do Batel, que devem ser realizadas até dezembro, e o prolongamento do binário da Alameda Doutor Carlos de Carvalho, obra que demandará a abertura da Rua Abrão Lerner – cujo prazo de execução vai até fevereiro de 2014.

Reforço

Apesar da Setran e do Pátio Batel não divulgarem estimativas do aumento de fluxo de veículos no bairro, é certo que os primeiros dias de funcionamento do shopping trarão mudanças no trânsito da região. Para minimizar esse impacto, a Secretaria de Trânsito fará o monitoramento no dia da inauguração e na terça-feira – data oficial de abertura ao público.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.