Amanda Rossi foi encontrada morta dentro do campus da Unopar| Foto: Roberto Custódio/JL

Luz elétrica - Abastecimento de energia volta ao normal

Os problemas trazidos pelo temporal do fim de tarde de segunda-feira demoraram a ser resolvidos. Somente durante a noite de terça-feira, o fornecimento de luz foi restabelecido completamente nas áreas urbanas de Curitiba. No entanto, algumas regiões rurais continuavam sem luz mesmo passados dois dias após o temporal.

CARREGANDO :)

Depois de dois dias interditado, o Shopping Total, no bairro Portão, em Curitiba, volta a abrir suas portas para os clientes a partir desta quinta-feira (01/11), com horário de funcionamento normal, das 10 às 22 horas. No entanto, a ala azul do prédio, cujo telhado desabou no fim da tarde de segunda-feira devido ao temporal, continua fechada para visitação por no mínimo mais 20 dias. "Estamos trabalhando para que a obra de reconstrução da cobertura da ala seja entregue no máximo no dia 30 de novembro para que os lojistas possam ter lucro com as vendas de fim de ano, antes do Natal", diz a gerente de marketing do shopping, Viviane Andrade.

Porém, alguns lojistas temem que o prédio não esteja pronto nessa data e que o prejuízo seja muito grande, já que o estrago causado pelo temporal foi maior do que se imaginava. "Foi divulgado que o teto de gesso caiu, mas o teto nem é de gesso, é de isopor. E se um teto de isopor tivesse caído, nós não teríamos tanto estrago assim. O que caiu foi a estrutura metálica que dava sustentação à cobertura de toda a ala azul", conta um lojista, que preferiu não ser identificado.

Publicidade

O engenheiro Hermes Peyerl, coordenador da Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) da prefeitura de Curitiba, que fez a vistoria no local logo após o desabamento, confirma a informação do lojista. "Não é possível projetar construções que resistam a todo tipo de intempérie. A estrutura estava bem dimensionada e adequada, projetada dentro da normalidade, mas o esforço realizado pela cobertura foi muito acima do que era previsto e a estrutura metálica dobrou", explica. No entanto, segundo o engenheiro, somente um estudo pormenorizado poderá definir como e porquê o acidente ocorreu.

Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo, ou pela Gazeta do Povo Digital, conteúdo exclusivo para assinantes.