A noite do último sábado(27) vai ficar marcada na memória de oito pacientes do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba, que puderam sair do ambiente de tratamento para renovar as energias com uma experiência diferente. Elas foram as convidadas pela direção do hospital para assistir ao show da cantora Anitta em um lugar exclusivo, bem na frente do palco. “Foi uma noite memorável, inesquecível, e cada momento vivido vai ficar para sempre no coração de todas nós,” conta Luciana Dorini, paciente que luta há mais de 20 anos contra um hemangioma.
Para Margarete Tosta, a única das oito pacientes que está internada e se prepara para um transplante de medula óssea, sair para ir ao show foi sinônimo de uma renovação de energias para seguir na luta contra a doença. “Foi bem divertido. Pude sair da realidade do hospital, e ainda acabei conhecendo outras pessoas com histórias diferentes e momentos de superação,” conta ela.
De acordo com Maria Aparecida, paciente em tratamento por causa de um câncer de mama, a experiência foi emocionante, especialmente para quem desde a descoberta da doença não havia saído do ciclo casa-hospital-casa. Para ela, a euforia de estar presente no show tirou a negatividade de foco do pensamento para trazer de volta a esperança. “Saí daquele show ontem muito mais positiva. São momentos como este que fazem a gente lembrar que pode vencer os problemas,” comemora Maria.
No dia seguinte, a lembrança que fica para cada uma delas é de um momento de união e celebração que ficará marcado como o início de uma grande amizade. Um encontro improvável, que junto de todos os detalhes, fez da noite um momento inesquecível para todos os envolvidos.
Colaboração para o tratamento
A ida ao show é resultado de um projeto do próprio hospital, que, desde 2012, produz vídeos em que pacientes são mostrados ao embalo de músicas (ou paródias )de artistas de renome. A ideia é chamar atenção para a realidade de quem está em tratamento e ajudar a pessoa e toda a família no enfrentamento da doença, além de colaborar com a cura e ainda motivar quem assiste.
Segundo Flaviano Ventorim, diretor executivo do hospital, um dos maiores desafios que eles enfrentam é a tentativa de transformar os momentos de tratamento, que em geral não são agradáveis, em lembranças únicas e especiais. “Nosso maior objetivo dessa noite foi que as nossas pacientes, ex-pacientes e mãe de pacientes se sentissem especiais e verdadeiras rainhas, para saírem do foco do tratamento e de tudo aquilo que estão passando ou passaram,”comenta Ventorim. “A união de esforços resultou em uma noite realmente de estrelas, com direito a maquiagem, pizza e limousine.”