Em sessão na Assembléia Legislativa do Paraná, o governador Roberto Requião anunciou, nesta segunda-feira (19), a expansão do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) e a instalação de novas unidades do Bombeiro Comunitário.
O Siate deverá atender mais 19 municípios. A expansão irá aproveitar estruturas já existentes e se dará por meio de convênios com as secretarias municipais de Saúde. Para integras as novas equipes serão contratados 71 policiais militares.
O Bombeiro Comunitário terá seu atendimento expandido em mais 46 cidades. O projeto conta com ações de combate a incêndios e de Defesa Civil por meio de funcionários cedidos pelas prefeituras municipais, comandados por um bombeiro profissional. O serviço conta ainda com um veículo auto-bomba-tanque e equipamentos básicos para o atendimento emergencial.
Atuação
Com a ampliação do Siate e do Bombeiro Comunitário, 97 municípios contarão com o atendimento. Em relação ao Siate, o programa de expansão contemplará o atendimento em traumas de emergência em todos os municípios do Estado com mais de 50 mil habitantes.
O programa de Bombeiros Comunitários tem a finalidade de executar serviços de prevenção e combate a incêndios, e de apoio às ações da Defesa Civil, em cidades com população igual ou superior a 15 mil habitantes que não dispõem de unidade do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar.
O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná está presente em 47 municípios do Estado e conta com 370 profissionais.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora