O Instituto Tecnológico Simepar irá inaugurar na sexta-feira (11) um novo radar meteorológico em Cascavel, no Oeste do Paraná. O equipamento avaliado em R$ 9 milhões atenderá uma área de 480 quilômetros, que compreenderá toda a região do estado, além do oeste de Santa Catarina, o Noroeste do Rio Grande do Sul, o Sudoeste de São Paulo e o Leste do Paraguai, informou o diretor adjunto do Simepar, Cesar Beneti.
Este será o segundo radar do estado. O primeiro foi instalado no município de Teixeira Soares, na região Sudeste.
De acordo com Beneti, o equipamento fará previsões e estimativas mais precisas das chuvas e tempestades que ocorrem no Paraná. Entre as vantagens apontadas por ele estão o uso das informações para o desenvolvimento da agricultura, a prevenção da ocorrência de chuvas fortes que afetem a população, e o monitoramento do nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e da ocorrência de intempéries que possam danificar as linhas de transmissão de energia.
"Esse novo radar vai permitir que nós possamos observar as tempestades que ocorrem no Paraguai antes de elas atingirem Foz do Iguaçu. Com o radar de Teixeira Soares, nós só vemos as chuvas quando elas estão quase em cima de Foz, o que irá contribuir para a prevenção desses problemas", exemplifica o diretor. Ele acrescenta que o setor elétrico também terá grandes vantagens com o equipamento já que a Região Oeste é a que mais apresenta ocorrências de quedas de torres no estado.
Segundo Beneti, o radar é mais moderno que o de Teixeira Soares e tem como característica o fato de ter dupla polarização, o que significa que ele pode detectar se haverá a incidência de neve ou granizo.