Até o final do ano os paranaenses podem ter previsões do tempo mais próximas do que pode acontecer. Um método, que é desenvolvido pelo Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), dentro de um projeto de pesquisas, pretende fazer a uma medição mais precisa da previsão do tempo, o que deve aumentar de 10% a 20% a confiabilidade na medição. O método é inédito no Brasil.
O novo método é denominado Ensemble Forecasting – que, em tradução para o português, significa Previsão por Conjuntos – e vislumbra possíveis estados da atmosfera em um sistema dinâmico, segundo o Simepar.
Atualmente, de acordo com o pesquisador do Simepar Leonardo Calvetti, o instituto utiliza somente um modelo de medição do clima – seja para temperatura, ventos, frio, calor, chuva. Com o novo método, várias medições serão feitas ao mesmo tempo e, ao final do processo, os meteorologistas farão uma comparação dos resultados conseguidos em casa uma das medições. “São várias medições, dez ao todo, feitas em paralelo e no final fazemos a extração do melhor resultado”, explica.
Com o novo modelo, segundo o pesquisador, será possível, além de aumentar a precisão dos resultados, melhorar o índice de incerteza de uma previsão. Por exemplo, se atualmente o instituto prevê a chance de 80% de chuvas, a incerteza, que está dentro dos 20%, também passará por mudanças. “Essa porcentagem será mais precisa. A previsão do tempo passará de uma medição determinística para probabilística”, explica o pesquisador.
O trabalho desenvolvido pelos pesquisadores do Simepar segue estudos internacionais. O modelo já é utilizado, segundo Calvetti, nos Estados Unidos, Inglaterra e Alemanha. Mas, no Brasil, o Paraná, quando começar a utilizar o método, será o primeiro estado a ter este tipo de medição do clima. “O projeto ainda não terminou, mas acreditamos que até o próximo verão [em dezembro de 2015] ele estará em uso”, diz o pesquisador.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora