Brasília O senador gaúcho Pedro Simon registrou ontem a chapa para disputar a Presidência da República pelo PMDB, com o ex-governador do Rio Anthony Garotinho como vice. Em seus discursos, eles não pouparam a ala governista do PMDB, que só estaria preocupada em manter cargos e benesses do governo federal. Simon disse estar triste com o caminho que o país e seu partido estão tomando e por isso aceitou lançar seu nome para disputar a Presidência.
O senador gaúcho citou nominalmente os senadores governistas Renan Calheiros, presidente do Senado, e José Sarney, dizendo que eles estão vendendo a alma do PMDB em troca de interesses pessoais. Simon disse que procurou os dois para dizer que era preciso um nome do PMDB para disputar a Presidência, mas ambos disseram que não era o momento. "Eles trocam interesses pessoais e estão vendendo a alma do PMDB. Um grupo que veio fazer negócio em nome do PMDB. Temos que saber quem é o PMDB. Eles estão botando ovo no ninho errado", protestou Simon.
O senador disse que sempre acreditou no governo Lula, mas acabou se decepcionando como todos os brasileiros. Segundo ele, o povo espera por um nome do PMDB, já que o PT e o PSDB já mostraram que não têm condições de atender às demandas do país.
"Há um sentimento de perplexidade, de interrogação. A desilusão com o governo do PT é tão grande que o pessoal está tonto e não vai esperar que o PSDB faça agora o que não fez em oito anos. Eles estão é de olho no PMDB. Vamos defender uma linha ética e social, não tão radical como o PT. Mas no nosso governo se errará só uma vez. Nós é que vamos apurar. Se tiver que botar pra fora, nós botamos", disse.
Garotinho disse que desistiu da cabeça da chapa porque as resistências dos governistas eram fortes demais, mas continua defendendo a candidatura própria. E pediu o apoio de Simon para vencer o neoliberalismo do PT e do PSDB. "Os governistas não têm projeto para o país. Eles querem apoiar o governo Lula por causa de cargos e benesses, querem se manter no poder. Eu venho travando um debate sério com essas pessoas e se tornou difícil conviver com eles, por isso sugeri o nome de Simon".
STF e governistas intensificam ataques para desgastar Tarcísio como rival de Lula em 2026
Governo e estatais patrocinam evento que ataca agronegócio como “modelo da morte”
Pacote fiscal pífio leva Copom a adotar o torniquete monetário
Por que o grupo de advogados de esquerda Prerrogativas fez festa para adular Janja
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora