Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
história

Simpósio sobre Colônia Cecília está marcado para abril

O pesquisador Arnoldo Monteiro Bach é responsável por manter um memorial sobrre a Colônia Cecília em Palmeira. | Luciano Mendes/Divulgação
O pesquisador Arnoldo Monteiro Bach é responsável por manter um memorial sobrre a Colônia Cecília em Palmeira. (Foto: Luciano Mendes/Divulgação)

O 3º Simpósio sobre a Colônia Cecília, marcado para o dia 2 de abril, está com inscrições abertas. O evento é realizado a cada dois anos no Museu Sítio Minguinho, em Palmeira, coordenado pelo pesquisador em História Arnoldo Monteiro Bach, autor do livro Colônia Cecília. O local possui um memorial em homenagem à Colônia, que é considerado o primeiro experimento anarquista no Paraná.

Nas edições anteriores, as 50 vagas disponíveis foram preenchidas. Além do Museu Sítio Minguinho, o simpósio também é realizado pelo Núcleo de Pesquisa Marques da Costa, do Rio de Janeiro, e do Instituto Histórico e Geográfico de Palmeira, com apoio da Prefeitura de Palmeira.

A programação do evento terá palestras, visitas ao local onde a comunidade foi instalada e ao Memorial da Colônia Cecília. O ciclo de palestras abordará, entre outros assuntos, a história e importância da comunidade na história do estado e do Brasil, a história do anarquismo no país.

Interessados podem entrar em contato pelo e-mail arnoldo_monteiro@yahoo.com.br ou pelos telefones (42) 3252-3362 e (42) 9121-1311. A inscrição custa R$ 50.

A Colônia Cecília, a primeira e a mais importante experiência anarquista no estado, foi idealizada por Giovanni Rossi em Palmeira e existiu do dia 2 de abril de 1890 até o ano de 1894.

Onde fica

O Memorial da Colônia Cecília fica no Museu Sítio Minguinho em Palmeira (PR), na Rua Jesuíno Marcondes, 1.549. É preciso agendar as visitas pelo telefone (42) 3252–3362.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.