Paris - Um dos sindicatos de pilotos da Air France, o Alta, aconselhou os filiados a não voarem em modelos Airbus A-330 e A-340 até que a companhia realize a substituição de ao menos dois dos três tubos de pitot o sistema que afere a velocidade dos aviões. O pedido foi feito com base nos indícios de que uma falha nos sensores de velocidade teve papel importante na queda do Airbus A330-200 que realizava o voo 447, entre o Rio e Paris. Por "uma questão de preocupação", a companhia aérea americana US Airways também iniciou ontem a troca desses equipamentos.
A recomendação de não voar em modelos antigos foi feita por Christophe Présentier, um dos dirigentes do Alta. "Houve incidentes entre 2008 e 2009 com características similares às do voo AF447. Mensagens Acars (Aircraft Communications Adressing and Reporting System, as 24 mensagens automáticas enviadas antes da queda) comprovam a semelhança com as falhas verificadas em outros voos", argumentou. A eventual pane dos tubos de pitot é uma das pistas centrais apuradas pelo Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil (BEA). Os peritos do órgão diagnosticaram "incoerência na velocidade aferida" um erro causado por falha nas sondas. "A investigação da pane dos tubos de pitot pode constituir um início de explicação sobre a queda do 447", justificou.
Mas o Alta é um sindicato minoritário e representa 5,5% dos pilotos da companhia. Até ontem, o Sindicato de Pilotos da Air France (Spaf), majoritário, não havia aderido à recomendação. A troca dos tubos de pitot das frotas de Airbus A330 e A340 já vem sendo realizada pela Air France desde 27 de abril e deve prolongar-se "pelas próximas semanas". A companhia informou que dispõe de 15 aviões A-330 e 19 aparelhos A-340. Desse total, nove têm equipamentos com duas ou três novas sondas. Toda a frota A-330 e A-340 teria ao menos um pitot de última geração.
O jornal "O Estado de S. Paulo" revelou ontem que, em 2008, pelo menos dois voos, realizados entre Paris e Tóquio e Paris e Nova Iorque por aviões A-340, haviam enfrentado panes dos tubos de pitot, causando uma sequência de desligamentos em diferentes sistemas de navegação eletrônica como o Fly by Wire e Air Data Inertial Reference Unit (Adiru), equipamentos que também sofreram pane no voo 447.
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