O Sinttracovel (Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo de Cascavel) decidiu paralisar 100% da frota dos ônibus de Cascavel, no Oeste, a partir desta terça-feira (20). A decisão foi tomada em assembleia no final da tarde desta segunda-feira (19). Na quinta-feira (15) motoristas e cobradores que estão em negociação salarial com as duas empresas que exploram o transporte urbano de passageiros na cidade decidiram paralisar 75% dos ônibus nos horários de pico e 55% nos demais horários.
A paralisação parcial foi em função de uma liminar da Justiça que obrigava a circulação com os referidos percentuais de ônibus. Segundo o Sinttracovel, a liminar perdeu a validade e a decisão de parar toda a frota é um protesto contra a segurança armada contratada pelas duas empresas na última sexta-feira. A escolta está presente nos terminais de transbordo e nas garagens das empresas.
De acordo com Flauzino Lucio Rosa, diretor do sindicato, os seguranças armados estavam intimidando os trabalhadores. "Por isso vai parar todo mundo, não vai sair nenhum ônibus das garagens", diz. Rosa.
A paralisação acontece um dia antes de uma audiência que acontece no TRT (Tribunal Regional do Trabalho), em Curitiba, para tentar uma conciliação sobre a questão salarial. As empresas ofereceram até agora reajuste de 7,33%, mas o sindicato quer 12% de aumento. Se não houver acordo, a decisão salarial deverá ser feita através de dissídio.
As empresas afirmam que não pretendem retomar as negociações e que espera a decisão do dissídio para dar o aumento aos trabalhadores.
Como a PF costurou diferentes tramas para indiciar Bolsonaro
Cid confirma que Bolsonaro sabia do plano de golpe de Estado, diz advogado
Problemas para Alexandre de Moraes na operação contra Bolsonaro e militares; assista ao Sem Rodeios
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião