Uma reunião entre a Urbanização de Curitiba (Urbs) e o Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc), realizado nesta segunda-feira (29), discutiu a aplicação de multas aos cobradores do transporte coletivo de Curitiba.
O Sindimoc entende que a Urbs comete alguns exageros ao aplicar determinadas punições, como multar funcionários que estão com o crachá virado do lado contrário. A Urbs alega que multa as empresas dos ônibus, mas o sindicato explica que a maioria das multas é repassada aos funcionários. O Sindimoc ainda questiona o fato da Urbs aplicar a multa e a própria empresa julgar os recursos de defesa apresentados pelo sindicato.
Na semana passada uma reunião definiu que será implantado um "kit inverno" para os trabalhadores. A decisão ocorreu depois da polêmica envolvendo a aplicação de multas administrativas contra os cobradores que improvisavam formas para se proteger do frio nas estações-tubo. Segundo a Urbs, o kit englobaria uma vestimenta para os cobradores adequada aos dias frios, com materiais e desenhos a serem definidos em conjunto.
De acordo com o Sindimoc, mesmo após as reuniões, a passeata marcada para a quarta-feira (31) está mantida. Representantes da categoria vão se encontrar em frente ao sindicato, na Rua Tibagi, no Centro, e vão caminhar até a prefeitura, no Centro Cívico. A intenção é chamar a atenção para os problemas dos trabalhadores do transporte público.
Polêmica
Na última semana, o prefeito Luciano Ducci (PSB) determinou a suspensão imediata das multas administrativas aplicadas aos cobradores. O prefeito ainda solicitou uma revisão no estatuto que rege a atividade de motoristas e cobradores de ônibus.
Segundo o Sindimoc, até a última quinta-feira (25), foram apresentados 77 recursos para tentar reverter decisões de multas desfavoráveis aos cobradores e motoristas só em agosto. Em julho foram 17 recursos e, em junho, 49. Não é possível precisar quantas multas foram aplicadas em trabalhadores que tentavam se proteger do frio.
A Urbs explica que as multas são aplicadas às empresas, com quem são estabelecidos os contratos. De acordo com o Sindimoc, as empresas repassam os valores das multas para os funcionários.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião