O sistema de emissão e entrega de passaportes da Polícia Federal (PF) voltou a funcionar na manhã desta quinta-feira (30), por volta das 9 horas. Segundo a superintendência do Paraná, com a volta do sistema, os atendimentos para emissão do documento foram retomados.
O chefe do setor de passaporte da PF em Curitiba, Edson Carlos da Silva, informou que, apesar da volta do funcionamento do sistema, ainda podem ocorrer períodos de instabilidade e pode ser que os atendimentos sejam interrompidos.
Por volta das 9h40, o sistema estava operando com seis dos sete equipamentos disponíveis. Em uma das máquinas o sistema caiu por volta das 9h30. A orientação à população era para que quem tem agendamento marcado para essa quinta-feira (30) comparecesse à sede da PF para fazer o documento.
A Polícia Federal informou, em nota que "o agendamento pela internet voltará à normalidade durante a quinta-feira, gradativamente, o que possibilitará que as pessoas agendem o atendimento nas unidades da PF, para a entrega da documentação necessária à emissão dos passaportes".
Com relação ao atendimento de urgência, as pessoas que têm viagens marcadas para os próximos dias serão atendidas prioritariamente. A pessoa terá de levar documentos comprovando a urgência.
Seis guichês de atendimento à população voltaram a operar nessa quinta-feira e dois deles ficarão disponíveis somente para o atendimento de urgência.
De acordo com Silva, não será possível ocorrer uma grande ampliação no número de atendimentos porque não existem equipamentos para isso. O habitual da PF é emitir até 250 passaportes por dia e entregar outros 250. A PF informou ainda que "todas as unidades da PF foram orientadas a reforçarem as equipes e a estenderem os horários de atendimento, especialmente para a entrega de passaportes. A critério de cada unidade, a depender da demanda reprimida, os atendimentos poderão ser feitos inclusive aos sábados".
O documento de urgência tem validade de um ano e fica pronto em 24 horas. O custo do passaporte de urgência é de R$ 202,87. O passaporte normal vale por cinco anos, custa R$ 156,07 e o prazo para ficar pronto é de seis dias úteis.
Atendimento à população
O chefe do setor de passaporte informou que a entrega do documento foi feita na quarta-feira (29) manualmente e nenhum passaporte deixou de ser entregue. A estimativa do órgão é de segunda-feira (27) até quarta-feira (30) aproximadamente 1.350 atendimentos deixaram de ser feitos por causa da pane no sistema.
Ainda não havia uma previsão de quando será possível regularizar a fila dos atendimentos que deixaram de ser feitos enquanto o sistema da PF apresentou a falha técnica. "O órgão está adotando medidas preventivas que impeçam, no futuro, problemas como os que ocorreram durante esta semana", afirmava a nota da PF.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora