Um novo sistema de cobrança de pedágio será lançado nesta quinta-feira para motoristas que utilizam a BR-277 rumo ao litoral do Paraná. A Ecovia, empresa que administra o trecho, vai implantar Via Fácil, dispositivo que possibilita ao motorista praticidade e agilidade para passar pela praça de pedágio.
O sistema funciona com um dispositivo eletrônico (chamado de "tag") que é instalado no pára-brisa dos carros, caminhões e motocicletas. Quando o motorista se aproxima das cabines de pedágio, por uma cancela que foi construída especialmente para isso, uma espécie de receptor decodifica o sinal do tag e libera a passagem do motorista.
Sem se preocupar em contar o dinheiro para pagar o pedágio, o motorista receberá em casa, no prazo de 30 dias, uma fatura comum para efetuar o pagamento do pedágio. A quitação da tarifa poderá ser feita em qualquer banco ou até pela internet. O dispositivo será vendido em alguns locais que ainda não foram definidos, além de postos de venda na BR-277.
A empresa STP, que desenvolveu o sistema, garante que o usuário que comprar o dispositivo poderá aproveitar os benefícios em outras praças de pedágio pelo país, além de estacionamento em aeroportos, etc. Contudo, no Paraná somente a Ecovia mantém o convênio com a empresa por enquanto. O lançamento oficial, com mais detalhes, será nesta quinta-feira em Curitiba.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora