Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Sisu

Sisu registra mais de 250 mil inscrições no Paraná

As universidades paranaenses registraram mais de 250 mil inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), na primeira chamada de 2015. As oito instituições que aderiram ao programa no estado (quatro federais e quatro estaduais) ofertam, juntas, 11.505 vagas. Em todo o país, são 205.514 matrículas, disputadas por 2.589.112 candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2014. O resultado da seleção foi divulgado hoje (26) pelo Ministério da Educação (MEC) e está disponível na página do Sisu na internet.

Com 4.281 vagas, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) é a líder do estado. O curso de Arquitetura e Urbanismo, do campus Curitiba, foi o mais concorrido, com um total de 3.938 inscritos para 44 vagas, o que dá uma média de 89,5 candidatos por vaga. Administração, também em Curitiba, e Engenharia de Produção no campus Londrina vêm em seguida.

Já na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Direito noturno foi o curso mais disputado, com 4.982 para 30 vagas (média de 166 pessoas para cada uma). Depois veio Administração e só então Medicina, que foi o curso mais concorrido no vestibular da instituição. A UFPR reservou 1.977 de suas 6.755 vagas de 2015 para o Sisu, o que equivale a cerca de 30%.

A Universidade Federal da Integração Latino-americana (Unila) reservou para o Sisu suas 695 vagas destinadas a estudantes brasileiros. Já a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) terá 480 novos estudantes pelo sistema nos dois campi paranaenses da instituição (Realeza e Laranjeiras do Sul).

Dentre as estaduais, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) foi a primeira a aderir ao Sisu, e é a que oferta um maior número de vagas, com 1.228. Em seguida vem a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), com 1.484, a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), com 1.155, e por fim a Universidade Estadual do Norte Pioneiro (Uenp), com 74. As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM) e Ponta Grossa (UEPG) não participam do sistema.

Em todo o país, o número de participantes no Enem cresceu 3,5 vezes nos cinco anos de seleção. Em 2010, quando o Sisu foi utilizado pela primeira vez, pouco mais de 793,9 mil candidatos participaram. As universidades ferais são obrigadas por lei a destinar pelo menos 37,5% de suas vagas para o sistema do MEC.

O ingresso segue as normas da Lei de Cotas, reserva 50% das vagas para estudantes de escolas públicas. Destas, metade é para estudantes de baixa renda. Além disso, parte das vagas cotistas são reservadas para estudantes negros e pardos, conforme a porcentagem desta população no estado, segundo classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Sancionada em 2012, a lei foi implantada de forma gradual, e deve chegar a seu funcionamento completa em 2016.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.