Alunos do Senai durante aulas de Segurança do Trabalho, um dos cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec em Ponta Grossa| Foto: Josué Teixeira/Gazeta do Povo

Mercado de trabalho

Cursos podem servir como garantia para o primeiro emprego

Com duração menor do que um curso superior, os cursos técnicos são encarados como uma forma rápida e garantida de entrar no mercado de trabalho. Cursando o primeiro ano do ensino médio paralelamente com Técnico em Mecânica, Nelson Vinícios Moreira, 14 anos, pretende sair da escola com um emprego garantido. "O mercado está buscando funcionários qualificados", acredita.

Em Ponta Grossa, dois cursos estão sendo ofertados através do Sisutec – Técnico em Logística (30 vagas) e em Automação Industrial (30 vagas). "São áreas em crescente expansão na nossa região e muitos alunos já saem com emprego garantido", afirma a pedagoga responsável pelo Pronatec no SenaiPG, Isabella Noviski.

CARREGANDO :)

O Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional (Sisutec), criado pelo Ministério da Educação (MEC), oferta quase 240 mil vagas gratuitas em cursos técnicos em todo o país. Jovens que concluíram o ensino médio e fizeram o Enem em 2012 têm até a próxima segunda-feira para fazer sua inscrição pela internet. No Paraná, são 17.517 vagas distribuídas em 61 cursos em 34 instituições de ensino espalhadas em 22 cidades.

Londrina (7.230), Maringá (2.495), Curitiba (2.417), Foz do Iguaçu (2.470) e Arapongas (1.440), estão entre as cidades com maior número de vagas ofertadas.

Publicidade

INFOGRÁFICO: Veja quias cidades e instituições de ensino de PR oferecem vagas para o Sisitec

Para concorrer a um dos 239.792 postos nas 586 instituições espalhadas pelo Brasil, o candidato precisa fazer sua inscrição através do endereço www.sisutec.mec.gov.br. Com número de inscrição e senha do Enem 2012, é possível candidatar-se em até duas opções de cursos. As vagas são destinadas, prioritariamente, a candidatos que fizeram o ensino médio completo em escolas públicas ou para bolsistas de escolas privadas.

A distribuição das vagas entre os estados e cidades foi feita através de adesão das instituições que apresentaram os cursos ao MEC. Para aprovação, foram levados em consideração alguns requisitos, como o índice de avaliação das instituições e visitas à algumas unidades. "Consideramos setores em que há maior demanda e capacidade reduzida de oferta", conta o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira.

Na hora da inscrição, o candidato pode pesquisar, por cidades, os cursos ofertados, o número de vagas, o período e a nota de corte – atualizada uma vez ao dia pelo sistema. Essa nota serve de referência para o candidato monitorar sua inscrição, já que a seleção será feita com base na nota do estudante no Enem 2012.

Primeira chamada

Publicidade

A primeira chamada ocorrerá no dia 14 de agosto e os selecionados têm dois dias (15 e 16) para fazerem a matrículas. A segunda será no dia 19 de agosto e os aprovados podem se matricular no dia 20. Se, mesmo com as duas chamadas, sobrarem vagas, os candidatos interessados deverão fazer uma nova inscrição, através do endereço www.pronatec.mec.gov.br. Para esta terceira fase, qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio pode se candidatar às vagas restantes, não sendo necessário ter realizado o Enem.

Segundo Oliveira, a expectativa é não hajam vagas restantes, mas se isso ocorrer, elas podem ser preenchidas através de outro processo de seleção, via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). "A expectativa é que o número de acessos cresçam, sobretudo no final. Tivemos um pico de procura no início e acreditamos que isso se repita próximo do fim das inscrições".

Ofertas vão da área de Saúde à Informática

Publicidade