Uma nova ferramenta gratuita e interativa pode ajudar dependentes de álcool e familiares em todo o Brasil. O programa Beber Menos do site Informálcool (www.informalcool.org.br/bebermenos) concluiu após um ano a fase de testes e está disponível ao público. Os usuários podem se cadastrar de forma anônima e, a partir de informações individualizadas, recebem autoavaliações que podem levá-los a reduzir o consumo de bebidas e até parar de beber.
Segundo a coordenadora do programa no Paraná, Roseli Lacerda, que é professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o site utiliza técnicas da psicoterapia cognitiva e da entrevista motivacional. Também há informações para pesquisadores e políticos realizarem ações contra o uso abusivo de bebidas alcoólicas. O programa, mantido por voluntários, é resultado de uma parceria entre a UFPR, a Organização Mundial da Saúde (OMS), pesquisadores do México, Índia e Bielo-Rússia e docentes da Unifesp e UFJF.
O site já teve cerca de 50 mil acessos a maioria de pesquisadores e cerca de 200 pessoas já tiveram redução do álcool com ajuda do site. Roseli esclarece que o sistema é capaz de gerar um alerta ao usuário sobre as situações de maior risco de consumo excessivo a partir de informações que ele forneceu sobre os períodos, locais e companhias em que bebe com maior frequência e quantidade, levando também em consideração seus sentimentos nestas ocasiões e tipos de bebidas consumidas.
Aumento
Ela afirma que um estudo com site semelhante demonstrou um aumento de 3,6 vezes nas chances de sucesso em comparação com quem não utilizou este tipo de ferramenta. O sistema gera gráficos ilustrativos de cada uma dessas situações e ajuda a criar estratégias para evitá-las. Também são geradas metas para a redução do consumo baseado nas informações individualizadas.
"A ideia no futuro é ter um profissional de plantão para realizar atendimento virtual aos usuários", informa Roseli. Ela ressalta ainda a necessidade de apoio do poder público para que a ferramenta possa ser utilizada por um maior número de pessoas. "O site pode auxiliar o dependente de álcool que já está sendo tratado em um Centro de Atenção Psicossocial (Caps)", exemplifica.
Lista
Dentre as avaliações que consta no sistema, destaca-se uma lista que o usuário faz depois de uma situação em que ele considere que bebeu excessivamente, indicando que pensamentos o levaram a perder o controle e que pensamentos teriam ajudado a evitar aquela situação. O objetivo é oferecer saídas que possam ajudar o usuário a se fortalecer frente às situações que envolvem a bebida.
"Muitas pessoas têm vergonha de seus problemas. Essa ferramenta contribuiu para ele [o usuário] dar um passo em sua ajuda. As famílias podem procurar o sistema para ajudar seus entes queridos", afirma Roseli.
O site também possui seções especificas para atender cada tipo de público, como familiares, usuários, profissionais da saúde e pesquisadores.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião