Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Iniciativa

Site reúne assinaturas a favor da anistia para presos do 8/1

Anistia 8 de janeiro
A iniciativa pela anistia foi divulgada durante super live que contestou narrativa do governo sobre o 8 de janeiro, e conta com apoio de diversos parlamentares (Foto: Reprodução)

Ouça este conteúdo

“Anistia já para as vítimas do 8 de janeiro”. Essa é a chamada do site lançado esta semana com o objetivo de reunir assinaturas de todo o Brasil para impulsionar o andamento do projeto de lei que anistia os presos do 8/1 na Câmara dos Deputados e no Senado.

A iniciativa — divulgada durante a super live que contestou a narrativa do governo sobre o 8 de janeiro na última quarta-feira (8) — já conta com apoio de senadores como Magno Malta (PL-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE) e também de deputados federais como Julia Zanatta (PL-SC) e Marcel van Hattem. O objetivo é cobrar os demais parlamentares em relação ao tema.

Afinal, “se tem uma coisa que todo político respeita é ver o povo se mobilizando”, afirmou Girão, em entrevista à Gazeta do Povo nesta sexta-feira (10). Segundo ele, diversas mudanças que o Brasil presenciou na última década foram resultado de movimentos populares, como a Lava Jato e o impeachment de Dilma Rousseff, e o mesmo deve ocorrer em relação aos presos do 8/1. “É preciso reparar essa grande injustiça”, disse.

Segundo ele, o Senado não tem se posicionado como deveria diante das atitudes do Supremo Tribunal Federal (STF), e “famílias estão devastadas, sem direito à defesa e ao contraditório, com advogados sem acesso aos autos, e processos ocorrendo em foro inadequado porque o STF puxou tudo para si”, afirma.

O parlamentar cita ainda que pessoas estão sendo condenadas a até 17 anos de prisão, sem chance de recorrer. “Tudo porque estavam com batom, bolinhas de gude, bandeiras e com a Bíblia”, ressalta.

De acordo com a deputada federal Julia Zanatta, a falta de provas em relação a essas pessoas mostra que a situação é bem diferente da anistia concedida em 1979. “Aqueles, sim, eram assassinos, terroristas de verdade que pegaram em armas e que hoje falam que têm orgulho do que fizeram”, explicou a parlamentar durante a super live da última quarta-feira.

Por isso, ainda que ela acredite que algumas pessoas possam ter participado dos atos de vandalismo no 8/1 e que devam ser responsabilizados por esse crime, a deputada garante que a imensa maioria dos envolvidos não cometeu ilícito algum.

“E qualquer iniciativa tem importância frente a uma violação de direitos tão evidente”, disse à Gazeta do Povo, apontando que “o site ‘anistia já’ vem em boa hora, pois pode demonstrar ampla participação popular nessa pauta”.

Como participar da ação “Anistia já”?

De acordo com o advogado Ezequiel Silveira, da Associação dos Familiares e Vítimas do 8 de janeiro (Asfav), para fazer parte da iniciativa basta acessar o site “Anistia Já” e clicar em “assinar”. “Lembrando que sua assinatura também enviará para o e-mail institucional dos presidentes da Câmara e do Senado uma mensagem de apoio ao PL da anistia”, informa, ao pedir que as pessoas também divulguem a ação para amigos e parentes.

“Contribua deixando o seu apoio neste que será o maior abaixo assinado da história”, disse. Afinal, “não podemos mais permitir que vidas de concidadãos nossos sejam destruídas por motivações políticas”, finalizou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.