Ouça este conteúdo
Um site foi criado para acompanhar o placar em defesa do regime de urgência do Estatuto do Nascituro, o PL 478/07, para ser votado no Plenário da Câmara dos Deputados. Pelo portal, é possível acompanhar os deputados federais que já assinaram o requerimento e os que ainda estão indecisos. A plataforma foi criada por iniciativa dos membros da Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Contra o Aborto.
O portal, chamado de "Aborto não!", pede que os brasileiros "cobrem os parlamentares que não assinaram o requerimento pelo Estatuto do Nascituro e agradeça àqueles que são favoráveis à vida".
Para a bancada pró-vida, a aprovação do Estatuto do Nascituro traria garantias, direitos e proteção à vida desde a concepção, impedindo a legalização do aborto, por meio da ADPF 442, em julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF). "É urgente que o Estatuto do Nascituro seja votado na Câmara dos Deputados. Nossas crianças precisam sobreviver", disse Gustavo Gayer (PL-GO).
O requerimento de urgência precisa ser assinado pela maioria absoluta de deputados ou líderes, ou seja, pelo menos 257 assinaturas. Após as assinaturas, o pedido precisa ser aprovado pela maioria absoluta dos votos. Se aprovada, a proposição é incluída na Ordem do Dia da mesma sessão. Até o momento, foram contabilizadas 239 assinaturas, das 257 que são necessárias.