Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Cartel de cancelamento

Site da Mynd8, responsável por 34 perfis de fofoca, sai do ar após morte de jovem

Os deputados tentam evitar que aconteça com a CPI da Máfia Digital o mesmo que ocorreu com a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro. (Foto: Reprodução | Site Mynd8)

Ouça este conteúdo

O site da Mynd8, agência responsável por 34 perfis de fofoca, está fora do ar desde terça-feira (2). A CEO da agência, Fátima Pissarra, também está com a conta do Instagram fechada para apenas seguidores. A conta dela na plataforma X (antigo Twitter) também não pode ser mais encontrada.

A retirada dos conteúdos deu-se após perfis da Banca Digital da Mynd, como Garoto do Blog e Alfinetadas dos Famosos, serem apontados por influenciadores digitais, como Daniel Penin, como os responsáveis por distribuir conteúdo que teria levado Jéssica Vitória Canedo, 22 anos, a cometer suicídio. A jovem se matou após a grande repercussão de um post afirmando falsamente que ela manteria um caso amoroso com o humorista Whindersson Nunes. A publicação acabou com centenas de comentários ofensivos e xingamentos.

O vídeo de Penin no YouTube teve mais de 1,5 milhão de visualizações até 14 horas desta quarta-feira (3). Um print de um post do Garoto do Blog, em que ele supostamente divulga uma conversa falsa entre Jessica e o humorista Whindersson Nunes, circula nas redes sociais.

Print de um post do perfil @garatoxdoblog, que circula nas redes sociais.

Procurada pela Gazeta do Povo, a Polícia Civil de Minas Gerais, que cuida do caso, não quis confirmar se essas páginas estariam sendo investigadas e afirmou apenas que dará informações ao final do inquérito.

O perfil da Choquei, que era parceiro da Mynd e afirma não ter mais relação com a agência desde 2022, confessou ter republicado a notícia falsa sobre Jessica e Whindersson. A página conta com 27 milhões de seguidores nas redes sociais. Por nota, a página também afirmou que Raphael Sousa, responsável pelo perfil, prestou depoimento à Polícia Civil. O caso de Jéssica trouxe à tona informações sobre o funcionamento de sistema de influência nas redes sociais, que conta com ações da Mynd.

Perfis de fofoca da Mynd possui 150 milhões de seguidores

De acordo com o Spotniks do Canal UOL, um dos projetos da Mynd, chamado de Banca Digital, é responsável por administrar grandes perfis de fofocas como Fuxiquei, Fofoquei, Gina Indelicada e Alfinetei. No total, são 34 perfis que compõem a Banca Digital, os quais somados possuem 150 milhões de seguidores.

Além de atingir o público pelas páginas de fofoca, a Mynd também é responsável pela publicidade de artistas como Pabllo Vittar, Gil do Vigor, Luisa Sonza e Deolane Bezerra. Entre os clientes da agência estão ainda empresas como Americanas e Magazine Luiza. O papel da Banca Digital e suas páginas de fofocas é colocar em evidência os artistas agenciados. Assim, os artistas também melhoram o seu alcance nas redes, o que valoriza o seu trabalho de publicidade. Com os clientes da Mynd sendo mais procurados para a venda de produtos publicitários, o lucro da agência se torna ainda maior.

O alcance dos perfis agenciados e das páginas de fofoca junto a meios de comunicação permite que a Mynd viralize marcas, assuntos e influenciadores. O trabalho é questionado pelo anonimato dos perfis e pelo pagamento de conteúdos que chegam a usuários das redes sociais sem ficar claro que se trata de publicidade.

Influência no debate político

Ainda de acordo com o Spotniks, a agência teria usado esse poder para gerar cancelamentos, inclusive no debate político, utilizando notícias falsas. Em maio de 2023, a Gazeta do Povo mostrou o alcance de perfis pró-Lula que divulgavam notícias falsas ao relacionar melhorias na economia com o atual presidente.

Outro exemplo é a campanha que estimulava jovens de 16 anos a tirarem o título de eleitor, citada pelo Spotniks. Nela, diversos influenciadores ligados a Mynd postaram em suas redes sociais a importância da participação na campanha eleitoral. O vídeo do Spotniks também mostrou como o PT teve acesso a esses influenciadores, considerados "líderes digitais", durante a campanha do presidente Lula.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Tudo sobre:

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.