Um adolescente vai a uma festa, onde se depara com situações em que pode ou não usar drogas. Dependendo da sua escolha, o jovem terá finais diferentes. A história tantas vezes repetida na vida real, com resultados nem sempre felizes, ganhou a internet brasileira. O site interativo Festa Virtual simula um cenário comum aos adolescentes e quer prevenir o uso de drogas lícitas e ilícitas. O site foi lançado ontem pelo Instituto de Prevenção e Atenção às Drogas (Ipad) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceira com o Centro de Dependência e Saúde Mental do Canadá (CAMH).
O público alvo são os adolescentes de 13 a 19 anos, e as histórias do site são ambientadas em festas freqüentadas por esta faixa etária. Ao encontrar as situações de risco, o jovem pode visualizar antecipadamente as conseqüências de seus atos e evitar, na vida real, os erros cometidos no mundo virtual.
O programa é uma adaptação do Virtual Party, site de grande sucesso no Canadá, idealizado pela psicóloga Jennifer Barr. Para a versão brasileira, a doutora Beatriz Carline adaptou à realidade nacional as histórias verídicas da versão canadense. "Temos de nos comunicar com os jovens da mesma maneira que as indústrias de tabaco e álcool fazem, de maneira moderna", afirma Beatriz. No Canadá, o Virtual Party já funciona há dez anos. "Acredito que a informação científica e crítica do site tem ajudado os jovens a tomar decisões saudáveis", estima Jennifer.
Faz parte também do programa brasileiro um manual formulado pelo Ipad para uso nas escolas. "Os professores ficam intimidados para discutir o assunto, não por falta de interesse, mas por falta de referência", explica o diretor do Ipad, Dagoberto Requião. "O manual ajuda os professores a maximizar os assuntos e temas tratados pelo Festa Virtual", diz. Para garantir um resultado mais duradouro e manter o interesse dos adolescentes pelo site, o Festa Virtual será atualizado e modificado constantemente.
Serviço: O endereço do Festa Virtual brasileiro é www.pucpr.br/festa-virtual
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião