Você já se conscientizou da necessidade de separar seu lixo doméstico, mas não sabe o que fazer com os resíduos recicláveis ou não tem certeza de que eles terão destinação adequada? A internet pode ser uma ótima ferramenta na hora de procurar o melhor destino do material que pode ser reaproveitado.
No site do Compromisso Empresarial para Reciclagem (Cempre), associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem, o internauta pode pesquisar por compradores de sucatas, cooperativas e recicladores. O Cempre trabalha na conscientização da importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. O sistema de busca permite que a pesquisa seja feita através do nome da empresa, mas quem não tem nenhuma indicação de local também pode encontrar informações no cadastro virtual. A busca geral permite que as pessoas encontrem locais para receber até 17 tipos de materiais diferentes em sua cidade. A associação também tem no site uma relação de empresas que reciclam os chamados resíduos tecnológicos como lâmpadas, equipamentos eletroeletrônicos, aparelhos eletrodomésticos, pilhas e baterias.
Rota
Criado inicialmente para pesquisar pontos de coleta seletiva e reciclagem de embalagens longa vida, o buscador Rota da Reciclagem, da indústria Tetra Pak, também pode ajudar na busca de cooperativas, pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis ou ainda estabelecimentos comerciais ligados à cadeia de reciclagem que podem receber outros resíduos. "Mapeamos a cadeia de reciclagem no Brasil e, a partir de agora, vamos dividir este conhecimento com todos os interessados no assunto. Essa é uma forma de disseminar o conceito da coleta seletiva e aumentar o volume de material pós-consumo reciclado", diz o diretor de Meio Ambiente da empresa, Fernando von Zuben.
As embalagens da Tetra Pak são 100% recicláveis e atualmente mais de 30 empresas brasileiras reciclam o material. As caixinhas longa vida (caixas de leite, sucos, molhos de tomate e outros alimentos) podem ser transformadas em caixas de papelão, telhas e placas para construção civil, canetas e vassouras.
O funcionamento do site é simples: basta digitar o endereço e o buscador encontra os locais mais próximos onde é possível entregar as embalagens da Tetra Pak para reciclagem. A iniciativa conta com a tecnologia do Google Maps. "Ficamos felizes em ver o uso que a Tetra Pak fez do Google Maps", diz Patrícia Pflaeging, diretora de marketing do Google Brasil. O Google Maps está disponível para uso em iniciativas que estimulem a interação com os usuários e prestem serviço à comunidade.
Teste
As duas ferramentas foram testadas por Ricardo Akam. Síndico do condomínio Vila Rica, no bairro Mercês, em Curitiba, ele usou os buscadores para descobrir um destino apropriado para as lâmpadas fluorescentes que foram usadas no prédio e que não podem ser descartadas no lixo comum. Akam costuma armazenar as lâmpadas e solicitar que a prefeitura busque os resíduos. A desvantagem dessa opção seria o tempo que o órgão público demora para recolher o material. Outra solução seria devolver as lâmpadas queimadas para as lojas revendedoras. Nesse caso, o problema seria o transporte, porque os pontos de venda não buscam as lâmpadas em casa. Ricardo achou a proposta dos buscadores interessante. "A ferramenta é prática. Se os condomínios fizerem sua parte e selecionarem os resíduos para a reciclagem, poderão até vender os materiais", diz o síndico consciente. Através dos sites, Akam encontrou um local para destino das lâmpadas, no bairro Boa Vista, mas ainda pretende investigar para ver se a nova alternativa é mais vantajosa.