Entre as 18h de sexta-feira (20) e as 12h de segunda-feira (23), os 900 sistemas e milhares de sites do Governo do Estado do Paraná estarão indisponíveis. Isso vai acontecer porque a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) fará a migração dos 750 equipamentos que os mantêm no ar para uma nova sala de controle, com mais segurança e infraestrutura.
Os campeões de acesso, o site do Detran, com mais de 2 milhões de visitantes, e o da Secretaria da Fazenda do Paraná, com pouco mais de 1 milhão, fazem parte da lista. Sendo assim, não será possível verificar dados como a pontuação da carteira de motorista ou enviar documentos e notas fiscais eletrônicas. "Pedimos às pessoas que se programem para usar os sites antes de sexta e, com isso, evitar transtornos e dificuldades", orienta o diretor de tecnologia da informação da Celepar, Danilo Scalet.
"Não poder acessar essas informações é um incômodo, mas é para um bem maior. A nova sala de controle segue padrões internacionais de segurança e será a prova de arrombamento, incêndio e inundação, por exemplo", argumenta Scalet.
A Celepar é responsável por todos os sites ligados ao governo, a não ser pelos da Sanepar e da Copel, que funcionarão normalmente durante o período. O Sistema de Gestão Hospitalar, que opera os hospitais públicos do Estado, também será mantido sem interrupção.
Alguns dos sites e serviços que estarão indisponíveis entre as 18h de sexta-feira (20) e 12h de segunda-feira (23):
Portal do Governo do Estado do Paraná;Agência de Notícias Estadual; Serviços do Protocolo Geral do Estado;Serviços para empresas do Paraná
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião