Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Manutenção

Sites do governo do Paraná voltam a funcionar normalmente

Após ficarem fora do ar durante o fim de semana, os sites do governo do estado voltaram a funcionar normalmente nesta segunda-feira (23). A interrupção foi necessária para que a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) pudesse fazer a transferência 750 equipamentos para um novo data center (ambiente que armazena servidores e sistemas de armazenamento de dados).

A princípio, os serviços ficariam indisponíveis até o meio-dia, mas o trabalho foi concluído por volta das 2 horas da manhã desta segunda. Não houve nenhuma mudança na forma como os serviços são prestados ou na aparência dos sites. A alteração que ocorreu foi apenas no endereço físico de onde os computadores que guardam os dados foram colocados.

O atendimento em órgãos públicos não foi interrompido durante a operação, mas as unidades não puderam usar o sistema informatizado. Os boletins de ocorrência (BOs), por exemplo, foram recebidos normalmente pela polícia. O armazenamento no banco de dados do governo, porém, só foi feito após o retorno do sistema.

A mudança

Antes, os sistemas de informação ficavam armazenados em três espaços diferentes, construídos nas décadas de 80, 90 e 2000. A Celepar afirmou que o antigo sistema não gerava problemas, mas a tecnologia estava defasada. Todo o processo, entre planejamento e construção, levou nove meses e teve custo de cerca de R$ 40 milhões. A empresa responsável pelas obras, a Aceco TI, venceu licitação.

A nova sala cofre, onde ficam os equipamentos, tem 270 metros quadrados e é segura contra arrombamento, vandalismo, explosão, colisão, agentes químicos, incêndio e inundação, segundo a Celepar. O espaço possui, também, temperatura e umidade controlados, geradores de energia, acesso restrito, detecção e combate automático em caso de incêndio, entre outros. A ideia é que os sistemas de dados informatizados da administração tenham mais segurança e integridade.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.