Sites que ficarão indisponíveis
Todos os sites ligados ao governo serão desativados. Segundo a Celepar, os seguintes sites são os mais acessados:
- Detran [www.detran.pr.gov.br]
- Secretaria da Fazenda [www.fazenda.pr.gov.br]
- Secretaria de Segurança Pública [www.seguranca.pr.gov.br]
- Secretaria da Saúde [www.saude.pr.gov.br]
- Agência Estadual de Notícias [www.aenoticias.pr.gov.br]
- Portal Cidadão [www.cidadao.pr.gov.br]
Todos os sites e serviços na internet ligados ao Governo do Paraná ficarão fora do ar entre as 18 horas desta sexta (20) e as 12 horas da segunda-feira (23). Nesse período, a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) vai transferir 750 equipamentos para um novo data center (ambiente que armazena servidores e sistemas de armazenamento de dados). O processo vai durar todo o fim de semana e é responsável pela interrupção do sistema.
Apenas o sistema de gestão hospitalar que atende hospitais públicos do estado será mantido sem interrupção durante o fim de semana. O atendimento ao público em outros órgãos não será interrompido, mas as unidades não usarão o sistema informatizado. Os boletins de ocorrência (BOs), por exemplo, continuarão sendo recebidos normalmente pela polícia. O armazenamento no banco de dados do governo, porém, só será efetivado na segunda-feira, quando o sistema voltar ao ar.
A orientação do governo é que a utilização de serviços na internet (como os do Detran ou emissão de notas fiscais eletrônicas) sejam feitos até o fim da tarde de sexta para evitar problemas causados pela interrupção.Mudanças
O que muda, efetivamente, é apenas a forma de armazenamento do sistema de banco de dados do governo. O sistema, em si, continua o mesmo. O investimento total na construção do novo data center é de cerca de R$ 40 milhões, segundo o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite. A empresa responsável pelas obras, a Aceco TI, venceu licitação. Todo o processo, entre planejamento e construção, levou nove meses.
Antes, os sistemas de informação ficavam armazenados em três espaços diferentes, construídos nas décadas de 80, 90 e 2000. Agora, o novo local - que fica no prédio da Celepar - possui o "top do que tem no mundo hoje", segundo o presidente. "Ele foi classificado no nível 3. É o melhor na gestão pública. O nível 5 é esquema Nasa e nível 4 para segurança contra invasões e mísseis". Leite afirma que o antigo sistema não gerava problemas, mas a tecnologia estava defasada.
Estrutura
A nova sala cofre, onde ficarão os equipamentos, tem 270 metros quadrados e é segura contra arrombamento, vandalismo, explosão, colisão, agentes químicos, incêndio e inundação, segundo a Celepar. O espaço possui, também, temperatura e umidade controlados, geradores de energia, acesso restrito, detecção e combate automático em caso de incêndio, entre outros. A ideia é que os sistemas de dados informatizados da administração tenham mais segurança e integridade.
O aumento no número de pessoas que usam serviços ou entram em contato com o governo pela internet forçou a procura por um ambiente mais seguro. Em um dia, são mais de 10 milhões de acessos em toda a rede. A Celepar cita que, em dois anos, o número de notas fiscais eletrônicas passou de 11 milhões para 16 milhões por mês. E que o número de carteiras de habilitação emitidas pelo sistema do Detran passou de 198 mil para 270 mil mensais.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora