Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
chuvas

"Situação pode se agravar", diz governador do Amazonas

Depois de 45 dias de chuvas intensas, o governador do Amazonas, Eduardo Braga, afirmou, em entrevista à Globo News, nesta quinta-feira (16), que a situação nos municípios do estado pode perdurar e se agravar. De acordo com Braga, 30 cidades que haviam decretado estado de emergência migraram para o estado de calamidade pública. Para ajudar as famílias desabrigadas, o governo disponibilizou, com seus próprios recursos, R$ 6 milhões.

"Diante de todas as informações que recebemos na quarta-feira (15) sobre as situações nas cidades, decidimos decretar estado de emergência em todo o estado, reconhecendo os 30 municípios em estado de calamidade pública", diz.

O estado definiu, ainda de acordo com Braga, que disponibilizará uma ajuda de R$ 300 para cada família desabrigada, para a compra de alimentos, combustível e pequenos reparos quando a água começar a baixar. "A ajuda já está sendo dada por meio de um cartão magnético. Se em 30 dias a situação não estiver normalizada, com a baixa das águas, o governo deve complementar a quantia usando os mesmos cartões".

O governador afirma que 6 mil famílias já foram cadastradas pela Defesa Civil para receber o benefício e outras 14 mil famílias afetadas ainda devem ser atendidas. "Contamos com a ajuda do Comando Militar da Amazônia, das Forças Armadas e do Governo Federal para agilizarmos os cadastros", diz Braga. Moradores dos 30 municípios em estado de calamidade têm prioridade para o recebimento da ajuda.

O governador explica ainda que optou pela ajuda por meio do cartão magnético para agilizar a chegada dos recursos às famílias. "Decidimos fazer dessa forma, e não da forma tradicional, com o transporte de cestas básicas e materiais de construção, por entendermos que a logística tomaria tempo e a burocracia acabaria retardando a ajuda. Estamos tentando simplificar o processo para que o recurso possa chegar de forma mais rápida e mais direta possível aos desabrigados", diz.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo Braga, estará em Manaus no dia 27 de abril para avaliar a situação no estado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.