A 7ª edição do Skate Day em Curitiba tomou conta da Praça 19 de Dezembro e arredores, no Centro de Curitiba, durante o domingo (28). De acordo com os organizadores do evento, 15 mil pessoas são esperadas ao longo do dia. Segundo a assessoria da Polícia Militar (PM), até as 18 horas foram 1.500 skatistas concentradas no Centro Cívico. No início da noite, segundo a PM, os participantes começaram a deixar o local. Nenhuma ocorrência ou encaminhamento foi registrado pela corporação e o evento ocorreu com tranquilidade.
A passeata faz parte de um calendário mundial, celebrado em diferentes lugares no dia 21 de junho. Em Curitiba, o evento foi adiado para este domingo, por causa da realização do Atletiba, no fim de semana anterior. Durante toda a tarde, os participantes puderam treinar nas pistas montadas no local, além de aproveitar as atividades programadas para o evento.
A comemoração do Dia Mundial do Skate foi lançada pela International Association of Skateboard Companies (IASC) para divulgar o esporte. De acordo com o organizador do evento em Curitiba e presidente da Federação de Skate no Paraná, Adalto Elias, o manifesto na capital quer chamar a atenção da administração municipal para a falta de pistas para a prática do esporte na cidade, especialmente para a realização de competições. “O objetivo maior é mostrar para o poder público municipal a falta de uma pista oficial de skate em Curitiba”, diz.
Curitiba tem cerca de 30 pistas de skate espalhadas pela cidade, mas, de acordo com Elias, nem todas estão em boas condições. “Para treinar é difícil, quando tem competição é em pista paga. No dia a dia a gente anda na rua e em praças”, diz o estudante Gustavo Silos, de 17 anos, que esteve no evento nesse domingo (28).
“Falta bastante estrutura. Sai bastante skatista bom daqui, mas a gente não tem estrutura”, diz o estudante Redley Schmidt, de 16 anos. “A gente se reúne para mostrar a força que tem o skate”, completa o estudante.
O trecho da Barão do Cerro Azul, próximo à praça 19 de Dezembro, foi fechado. Na área do Centro Cívico, as pistas na região do Palácio Iguaçu também ficaram bloqueadas para o tráfego de veículos aos domingos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora