Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Rio de Janeiro

Só 3 dos 14 bondes de Santa Teresa poderiam rodar

Apenas três dos 14 bondinhos de Santa Teresa, no Rio de Janeiro, estão em condições de funcionar, segundo a administradora do sistema. Dos sete bondes reformados, só dois funcionam. Dos outros sete que não sofreram modernização, só um funciona. Os demais esperam manutenção. No sábado, um acidente com um dos veículos deixou 5 mortos e 57 feridos. O serviço, que completa 115 anos na quinta-feira, está suspenso por tempo indeterminado.

Na segunda-feira, no entanto, o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, afirmou que a manutenção dos bondes está em dia. Segundo ele, desde 2007, o governo estadual gastou R$ 14 milhões com o sistema de bondes. Neste ano, a secretaria investiu R$ 350 mil com manutenção e assistência técnica preventiva. De acordo com o secretário, como o sistema é antigo, muitas vezes é necessário fabricar peças exclusivas para os bondes, daí a demora com a manutenção.

O governo informou ontem que nomeará o presidente do Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), Rogério Onofre, como interventor dos bondes. Ele deve chefiar o sistema, atualmente administrado pela Companhia de Engenharia de Transportes e Logística (Central), vinculada à Secretaria de Transportes. Na terça-feira, pelo terceiro dia seguido após o acidente, o governador Sérgio Cabral (PMDB) não falou sobre o caso.

O Ministério Público convocou o secretário de Transportes para prestar esclarecimentos. Os promotores vão propor um acordo para o pagamento de indenizações às vítimas. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.