Apenas cinco municípios do Paraná estão em situação avançada para dar destinação correta aos resíduos sólidos. Segundo o coordenador do Centro Operacional de Apoio do Meio Ambiente do Ministério Público, procurador de justiça Saint-Claire Honorato Santos, as cidades de Tibagi, Bituruna, Rio Negro, Morretes e Londrina estão com projetos que visam reaproveitar a maior parte possível do material reciclável. "Nesses municípios, há projetos que envolvem os catadores de materiais recicláveis. Dessa forma, além de haver o reaproveitamento do material, há também um resgate social desses catadores", afirma. As demais prefeituras estão irregulares desde 2007, quando foi sancionada uma lei federal que determina aos municípios realizarem o manejo dos resíduos sólidos de forma adequada à saúde pública e à proteção do meio ambiente.
"Existe uma lei federal que regulamenta o tema dos resíduos sólidos. O Plano Nacional, sancionado ano passado, vem para cobrar mais uma vez os municípios, já que todos estão irregulares. Se não cumprirem a determinação, os governantes municipais podem sofrer ações de improbidade administrativa."
Uma das cidades mais avançadas para cumprir as determinações do Ministério do Meio Ambiente é Londrina, com 506 mil habitantes. Cerca de 85% dos bairros londrinenses têm algum tipo de coleta seletiva de lixo. Em 2010, a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis e de Resíduos Sólidos de Londrina (Coopersil), que reúne 206 associados, comercializou por mês, em média, 200 toneladas de material reciclável.
Segundo o diretor técnico da Secretaria de Meio Ambiente, José Paulo da Silva, os detritos de construções civis e do comércio são recolhidos e reaproveitados. "A gente procura reaproveitar tudo que é possível. Antes existiam 90 locais de descarte clandestinos, hoje já não temos mais isso."
No entanto, alguns problemas começam a aparecer na cidade, que já foi referência nacional em coleta seletiva. Desde maio, quando a prefeitura rompeu o contrato com a empresa até então responsável pelo transporte do lixo até os barracões, as duas cooperativas da cidade enfrentam dificuldades para realizar o trabalho. Uma delas consegue atender atualmente apenas 20 mil dos 95 mil domicílios que deveriam ser contemplados com o serviço.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião