Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Especialização

Só 59 paranaenses passaram por treinamento da FNS

Dos 7.991 policiais que já passaram pelas instruções da Força Nacional de Segurança Pública, apenas 59 são paranaenses. Entre eles está o sargento da Polícia Militar, Ed Cleso Pereira de Souza. Ele fez parte das primeiras turmas que receberam treinamento no Distrito Federal, em 2004.

Souza é um dos maiores especialistas em explosivos do estado. Antes de ser chamado para a Força Nacional, fez um curso de um ano sobre o tema na Colômbia. "Não é fácil ser convocado. Além de ser bom no que faz, tem que passar por vários exames físicos e psicológicos", diz.

No começo deste ano, o sargento foi chamado pela primeira vez para uma missão no Rio de Janeiro. Ficou de janeiro a março em zonas de conflito com o tráfico de drogas, como a Favela da Mineira e o Morro do Alemão.

"Foi um trabalho que somou muito conhecimento, porque foi o primeiro desafio prático, de uma nova estratégia de policiamento ostensivo", explica.

Souza espera que o trabalho tenha sido suficiente para credenciá-lo a trabalhar nos Jogos Pan-Americanos. "Estou na expectativa de ser chamado, o que seria um motivo de orgulho." Apesar da responsabilidade, ele nunca teve compensação financeira com o trabalho – apenas os R$ 120,00 de diária (incluindo gastos com hotel) oferecida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública. (AG)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.