Enquanto o senador Joaquim Roriz defendia-se no plenário do Senado, um grupo de políticos liderados pela presidente do PSol, Heloísa Helena, fazia uma manifestação contra a corrupção na frente do Congresso Nacional. O partido da ex-senadora alagoana entrou ontem com uma representação contra Roriz no Conselho de Ética da Casa. Há um mês, a legenda fazia o mesmo contra Renan Calheiros.
O movimento "Chega de Corrupção!" começou um abaixo-assinado que pede a saída de Renan e investigação para todos os escândalos recentes no Congresso.
"Só ladrão enriquece na política e por isso precisamos de punição", afirmou Heloísa. Segundo ela, o governo Lula tem interesse em resolver rapidamente os problemas no Senado para conseguir votar matérias de seu interesse, como a prorrogação da CPMF.
"Não é heroísmo estar aqui. Estamos apenas representando as mulheres e homens trabalhadores que não aceitam o triunfo do banditismo", disse. Outro que participou da manifestação foi o deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ). Mais uma vez, ele foi enfático ao pedir o afastamento de Renan. "Quando os mortos se seguram muito, não conseguem a reencarnação. É a hora dele ir embora."
Muitos dos presentes na manifestação carregavam cartazes que satirizavam a situação de Roriz e Renan. Durante a semana, o presidente do Senado disse que a mobilização para derrubá-lo era semelhante à de um "Esquadrão da Morte". Ontem, uma das faixas dizia: "Cadeia para o Esquadrão da Morte da ética na política". (AG)
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião